terça, 17 de agosto de 2021 - 11:26h - 13256
Estado Forte Povo Seguro: governador Waldez abre curso para 254 novos alunos soldados e entrega 43 novas viaturas
Futuros policiais terão novas viaturas para auxiliar no combate à criminalidade. Programa Estado Forte Povo Seguro já investiu cerca de R$ 250 milhões na Segurança Pública do Amapá.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro
Além do Curso de Formação de Soldados, na solenidade, Waldez Góes também entregou 43 novas viaturas

O governador Waldez Góes oficializou, na manhã dessa terça-feira, 17, o início do curso que vai formar e colocar 254 novos policiais militares contra a criminalidade no Amapá. Na mesma solenidade, entregou 43 novas viaturas para a PM.

Além do chefe do executivo estadual, a cúpula de segurança pública do Estado estava presente na cerimônia, ocorrida no Quartel do Comando Geral da PM/AP, em Macapá.

“Essa é mais uma estratégia muito bem definida que estamos colocando em prática e, assim, colocando para a sociedade mais militares nas ruas e já disponibilizando aos diversos batalhões da capital e do interior viaturas novas para que o serviço seja feito com a melhor qualidade possível”, destacou o governador Waldez.

O Curso de Formação de Soldados (CFSD-2021) terá a duração de seis meses, com 38 disciplinas e 1.340h\aulas, todas na modalidade presencial e ocorrerá no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), sediado dentro do Comando Geral. A formação tem como base a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

De acordo com o comandante geral da PM\AP, coronel Paulo Matias, os novos militares estarão prontos para servir à população após a intensa jornada de estudos e treinamento, e poderão, também, já trabalhar em veículos novos e modernos que foram entregues nesta manhã.

“Em breve, eles serão os novos militares da PM e terão a missão combater o crime e a violência em todos os 16 municípios. E com auxílio de uma excelente estrutura veicular, ou seja, novos viaturas e quem vai ganhar com tudo isso é a comunidade”, declarou o candante geral.

Já o secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Carlos Souza, enfatizou que este momento não é um ato isolado, mas faz parte de um grande planejamento da área de segurança.

“Nós idealizamos uma estratégia e agora estamos colhendo os frutos de um trabalho de mais de 5 anos. Atualmente, investimos em todas as intuições e estamos remodelando as estruturas de cada setor do segmento de segurança visando o melhor para todos”, explicou o secretário.

Antes do início efetivo do curso, os alunos passaram por um período de 15 dias de adaptação ao novo ciclo de atividades que irão ingressar a partir desta data.

Para obedecer ao protocolo de biossegurança, em função da pandemia, os alunos foram distribuídos em 7 pelotões para a qualificação. A previsão de encerramento do curso é em fevereiro de 2022.

Viaturas

Na solenidade também foram entregues 43 novas viaturas, modelo pick-up, da marca S-10, que substituirão os veículos antigos, os Space Fox. As novas são equipadas com rádio digital, xadrez e sinalizador, conforme os requisitos de segurança das forças policiais. Possuem seguro e assistência 24h.

Estado Forte Povo Seguro

O Governo do Amapá realiza o maior investimento na Segurança Pública por meio do programa "Estado Forte, Povo Seguro”, com aplicação de recursos que ultrapassam R$ 250 milhões, fruto da parceria com a Bancada Federal e contrapartidas do Tesouro Estadual, que permitem a entrega de novos prédios, armamento, viaturas, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, armamentos, mobílias, sistema de rádio de comunicação, novo parque tecnológico, entre outras.

Também já foram entregues à população, o prédio do 1º Batalhão, no conjunto São José; o Quartel do 12º Batalhão, no distrito do Carnot, em Calçoene; a Delegacia de Infância e Juventude, em Santana; o prédio da Polícia Científica, em Santana; a UPC e o Ciosp do Macapaba; o Batalhão de Policiamento Rodoviário e Quartel do Corpo de Bombeiros, na Zona Oeste; o Quartel do 6º Batalhão, no Perpétuo Socorro.

Concursos Públicos

O ano de 2017 foi um divisor para a segurança pública do Amapá, com o anúncio de novos concursos públicos para o setor.

O Governo do Amapá investiu em recursos humanos para ampliar o quadro efetivo do Sistema Prisional e das polícias Civil, Militar e Científica. Juntos, são mais de 1,2 mil novos servidores. O maior efetivo é o da PM/AP com 597 novos policiais.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá