Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 17 de junho de 2019 - 16:44h
Muro de arrimo chega a 50% da obra e impede avanço do Rio Amazonas
Dos 1.070 metros de extensão previstos, já foram executados 535. Muro terá uma altura de 4,5 metros para conter a força da maré do Rio Amazonas.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Técnicos da Seinf estiveram no local da obra nesta segunda-feira, 17

José Maria, morador do bairro Aturiá, localizado às margens do Rio Amazonas em Macapá, já se beneficia com a construção do muro de arrimo que está sendo erguido pelo Governo do Amapá. Com a obra passando em frente à casa dele, o que já foi construído até agora impede que a água avance para a casa onde mora. “Estamos aliviados com a construção dessa parte do muro, agora conseguimos dormir em paz”, afirma o morador.

As obras chegaram a 50% neste mês de junho. Dos 1.070 metros de extensão previstos, já foram executados 535. O muro terá uma altura de 4,5 metros para conter a força da maré do Rio Amazonas que provoca erosão e afeta os moradores dos bairros Aturiá e Araxá.

O ritmo da obra é ditado pela força da maré, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). “A maré alta não permite a escavação da área. Esperamos ela baixar para continuar o serviço. Pois, é preciso escavar para poder fazer a concretagem. Mas, a chuva também é outro agravante que dificulta os trabalhos. Mesmo assim, a gente avança dentro do que é possível ser feito”, explica o secretário Alcir Matos.

A construção do muro de arrimo iniciou em 2013 e o término estava previsto para o mês de setembro de 2014. Foi retomada no fim de 2017 depois de uma série de entraves administrativos que foram equacionadas pela equipe técnica do Governo do Amapá. Com a readequação do projeto da obra, o investimento ficou em R$ 13 milhões dos cofres estaduais.

“Além do muro, vamos urbanizar toda a área no entorno após a conclusão da obra a fim de viabilizar o passeio público para as famílias disporem de mais um espaço de lazer”, anunciou Alcir Matos.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá