quarta, 15 de junho de 2016 - 09:37h - 6702
Concurso de redação busca conscientizar alunos sobre a importância do fisco
O concurso terá como tema “A importância do Fisco para a Sociedade”.
Por: Cassio Albuquerque
Conscientizar nos jovens a importância da cidadania é o valor que os organizadores do I Concurso de Redação, do Programa de Educação Fiscal do Amapá, querem despertar nos alunos da rede pública. Lançado oficialmente nesta quarta-feira, 15, o concurso terá como tema “A importância do Fisco para a Sociedade”.

Na abertura do evento, estiveram presentes alunos e diretores das instituições participantes, além de técnicos das instituições que estão realizando o concurso: Secretaria de Estado da Receita Estadual do Amapá, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe-AP), Delegacia da Receita Federal de Macapá) e Sindicato dos Auditores e Fiscais (Sindifisco).

A coordenadora geral da Sefaz, Simei Natércia, disse que a ação tem como objetivo fazer o aluno entender a atuação do fisco na sociedade e compreender a sua importância no desenvolvimento da cidade, do estado e no país. “Acima de tudo, a proposta é fazer com que os alunos compreendam o papel do cidadão como contribuinte e de que forma ele pode reivindicar o melhor uso dos impostos, para que serviços como saúde, educação e saneamento básico tenham mais qualidade”, explicou.

A representante da Receita Federal e integrante da coordenação do concurso, Auxiliadora Reis, destacou que a criação do concurso de redações é parte integrante do conjunto de ações educativas do Gefe-AP nas escolas públicas, que visam explicar como funciona o sistema de arrecadação de impostos nas instituições.
“O contribuinte tem que saber que ele faz parte deste processo. Quando ele compra um pão ou paga uma conta de luz, ele também está pagando um tributo que vai ser alocado em setores essenciais. Enquanto cidadão ele tem saber a destinação do imposto e reivindicar o bom uso dos mesmos”, frisou.

O presidente do Sindifisco no Amapá, Domingos Salomão Neto, disse que é importante o estudante entender o funcionamento da máquina pública, principalmente neste período de crise no país. “A gente precisa de um maior conhecimento por parte da sociedade no sentido de nos ajudar neste momento. E fazer um concurso com jovens que estão próximos de entrar no ensino médio a respeito do tema faz com que eles desenvolvam um senso crítico sobre tributos, impostos e arrecadação”, declarou.

A estudante Juliana Silva, que estuda na Escola Estadual Maria Mãe de Deus, gostou do tema e disse que vai se esforçar para produzir uma boa redação. “Eu não sabia o papel do fisco e hoje sei que ele é importante para todos nós. Acho que todo colega tem que entender e participar”, falou.

 

O concurso
A inscrição de cada escola deverá ser realizada no site www.sefaz.ap.gov.br, no período de 15 a 30 de junho.
As escolas vencedoras (1°, 2° e 3° lugar), bem como os professores orientadores e alunos, serão contemplados com um certificado de classificação no concurso e valor em dinheiro. A cerimônia de entrega da premiação será no dia 21 de setembro, em comemoração ao dia do Auditor e Fiscal da Receita Estadual, em local a ser definido.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá