quinta, 17 de maio de 2018 - 14:32h
Ueap busca recursos federais para construção do campus na Região dos Lagos
Medida beneficia uma população de aproximadamente 30 mil habitantes do norte do Estado
Foto: Arquivo Pessoal/Perseu Aparício
Reitor se encontrou com parlamentares em busca de apoio para construção do campus

O reitor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Perseu Aparício, esteve em Brasília, em busca de apoio, junto à bancada federal amapaense para a construção do campus na Região dos Lagos. O polo funcionará na cidade de Amapá, a 302km da capital, e atenderá também outros três municípios do norte do Estado: Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba.

O novo campus deverá ser construído em um terreno doado pela Câmara de Vereadores e Prefeitura do município de Amapá. O projeto tem uma previsão financeira de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões, e inclui a construção de salas de aula, laboratórios do curso de engenharia agronômica e licenciatura em matemática. “A construção também possibilita a previsão de expansão do prédio para outros cursos que podem ser implantados no local, como zootecnia e engenharia de pesca”, explicou Aparício.

O reitor afirma que foi recebido muito bem por todos os parlamentares, mostrando que a universidade está com credibilidade por ter executado as emendas adquiridas nos anos anteriores. “Mostramos que nós conseguimos adequar as nossas contas, e que hoje a universidade estadual é uma das instituições com maior credibilidade para captação de recursos federais, garantindo que nossos parlamentares se disponibilizassem a apoiar mais esse projeto”, frisou.

Segundo o reitor, os deputados federais Josy Araújo, Nilson Cabuçu Borges, Janete Capiberibe, André Abdon e Marcivânia, e os senadores João Capiberibe e Randolfe Rodrigues, planejam destinar recursos para a construção do campus através de emendas individuais impositivas ao orçamento federal de 2019. Cada parlamentar destinaria entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão à obra.

De acordo com a Aparício, a captação de recursos federais está sendo possível graças ao investimento do Governo do Estado na capacitação de 16 servidores efetivos da universidade. “Criamos uma política de capacitação, para estarmos preparados para esse momento de captação de recursos, possibilitando que a universidade possa gerar sua autonomia, dependendo menos do tesouro estadual”, ressaltou.

Campus

Até que aconteça a construção do campus, a estrutura do polo da Ueap, deverá funcionar na Escola Vidal Negreiros, com laboratório de informática, de matemática, setor administrativo e salas de aula. O governo do Estado investiu R$ 500 mil na estrutura do campus. A medida beneficia uma população de aproximadamente 30 mil habitantes, que, até então, não contava com ensino de nível superior.

De acordo com um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o governo estadual e a Prefeitura de Amapá, a Ueap ofertará o quadro técnico do campus da Região dos Lagos. Inicialmente os cursos serão modulares com o revezamento de professores, de acordo com as disciplinas das grades curriculares.

Processo Seletivo

O Governo do Estado lançou em abril o primeiro processo seletivo para o campus. O certame oferece 100 vagas, 50 para o curso de licenciatura em matemática e 50 para o curso bacharelado em agronomia, ambos foram aprovados pelo Conselho Superior Universitário da Ueap. A previsão é que a aula inaugural do campus avançado da Região dos Lagos aconteça em 25 de junho.

Regularidade

A universidade vive um cenário favorável para mais investimentos na qualidade do serviço prestado aos acadêmicos. A instituição conseguiu controlar o déficit financeiro e reduzir em 92,5% o grau de endividamento nos últimos quatro anos. De R$ 4 milhões em 2014, os débitos da Ueap ficaram em R$ 300 mil em 2018.

Com as contas estabilizadas, a universidade poderá melhorar a aplicação dos R$ 700 mil que recebe mensalmente do Governo do Amapá para a estruturação e assistência estudantil. Este cenário favorável só pôde ser alcançado porque o Estado honrou com os repasses, o que possibilitou o planejamento e a execução financeira com projeções sólidas de crescimento.