sexta, 15 de abril de 2016 - 14:53h - 7011
Sesa inicia elaboração do plano de enfrentamento a doenças crônicas
O treinamento foi ministrado pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenadoria Estadual de Doenças Crônicas.
Por:
Gestores municipais da saúde participam nesta sexta-feira, 15, da oficina de elaboração dos planos municipais para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis. O treinamento foi ministrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio da Coordenadoria Estadual de Doenças Crônicas.

O objetivo é construir planos junto com os municípios, oferecendo apoio técnico e, posteriormente, a formação do plano estadual para encaminhá-lo ao Ministério da Saúde. A meta principal é reduzir os indicadores das doenças crônicas como a hipertensão, diabetes e câncer, trabalhando os fatores de risco como sedentarismo, obesidade, tabagismo, alcoolismo e o uso de outras drogas.

A secretária de Saúde de Amapá, Maria de Jesus, disse que o trabalho de combate às doenças já existe no município, e o plano é importante para melhorar tais ações. “Essas informações são necessárias para que esse conhecimento seja repassado para cada profissional de dentro da secretaria municipal”, afirmou.

A coordenadora estadual de Doenças Crônicas, Fadiane Soares, ressalta que os municípios têm papel fundamental no enfrentamento a essas doenças. “Queremos falar de saúde e não centrar na doença. Vamos trabalhar essa nova geração exposta aos fatores de risco, para que não venham adoecer no futuro” explicou.