quarta, 17 de fevereiro de 2021 - 19:48h - 910
Mais Visão: Governo do Estado amplia atendimentos do programa
Serão realizadas mais de 15 mil cirurgias e mais de 150 mil procedimentos entre triagem, consultas, exames e retornos.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Maksuel Martins/Secom
Serão realizadas mais de 15 mil cirurgias e mais de 150 mil procedimentos entre triagem, consultas, exames e retornos.

O Governo do Amapá assinou um novo convênio para dar continuidade e ampliar os atendimentos do programa "Mais Visão", que na primeira fase realizou 7.627 cirurgias de catarata e pterígio que corrigiram a visão e devolveram a capacidade de enxergar a muitos amapaenses.

O programa é fruto de uma parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), os recursos para a nova fase são oriundos do Tesouro Estadual.

Além da continuidade das cirurgias de catarata e pterígio, o Mais Visão também irá atender casos de catarata congênita, correção cirúrgica do estrabismo e de entrópio e ectrópio, explante, implantes secundários e reposicionamento de lente intraocular, tratamento cirúrgico de truquíase, ptose, blefarocalase e simblefaroplastia, sutura de pálpebra, cirurgia de iridectomia, vitrectomia anterior e posterior, facoemusificação com implante de lente intraocular dobrável, retinopexia com introflexão escleral, vitrectomia posterior com infusão de perfluocarbono e endolaser e de óleo de silicone e tratamento medicamentoso da doença da retina.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, ressaltou que através de um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi possível identificar as principais demandas de oftalmologia.

“Conseguimos incluir mais procedimentos, ofertando outros serviços que são direcionados a doenças da retina. Isso irá impactar positivamente para diminuirmos a nossa fila de pacientes oftalmológicos que aguardavam por encaminhamento para realizar esses procedimentos através do Tratamento Fora de Domicílio”, explicou Mendes.

Serão realizadas mais de 15 mil cirurgias e mais de 150 mil procedimentos entre triagem, consultas, exames e retornos.

Mais Visão

No início de agosto o governador do Amapá, Waldez Góes, assinou o Termo de Fomento com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, que viabilizou a realização dos procedimentos, com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 6,4 milhões.

Na primeira etapa a prioridade foram pacientes da rede estadual de saúde que aguardavam o procedimento através do Programa de Tratamento Fora de Domicilio, o PTFD. Só passaram pela triagem pacientes que possuíam nome na lista e estavam devidamente cadastrados na Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Em uma segunda etapa, em novembro, o Governo do Amapá já havia investido R$ 2 milhões para dar continuidade no programa.

Em média, são realizados entre 70 e 100 cirurgias por dia. Todo o espaço é adequado para que os procedimentos sejam realizados com total segurança para os pacientes e profissionais.

Procedimentos e cirurgias oftalmológicas de emergência continuam a ser realizados na rede estadual.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá