quarta, 17 de fevereiro de 2021 - 15:44h - 974
#VacinaAmapá: 2ª dose da vacina contra covid-19 começa a ser aplicada em profissionais da saúde
Ação completa o esquema de proteção contra a doença causada pelo novo coronavírus, e segue o Plano de Imunização do Governo do Amapá.
Por: Janine Cruz
Foto: Erich Macias
O reforço é voltado para 668 trabalhadores do HU como médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeutas e maqueiros.

Após 28 dias do início da vacinação, os profissionais do Centro Covid HU começam a receber a segunda dose da Coronavac, nesta quarta-feira, 17. O reforço completa o esquema de proteção contra a doença causada pelo novo coronavírus, e segue o Plano de Imunização do Governo do Amapá.

A segunda dose da vacina contra a covid-19 está prevista para ser disponibilizado a 668 trabalhadores da saúde entre médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeutas, maqueiros, e outros do HU. A aplicação acontece em uma das alas da unidade até sexta-feira, 19, sempre das 9h às 16h.

 

Os profissionais são chamados por setores e um dos primeiros a receber a segunda dose foi o enfermeiro Marcone Saraiva, que, desde março, atua no atendimento a pacientes com covid-19 em  Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Agora, com a vacina, o trabalhador se sente mais seguro.

"Estar vacinado me dá mais segurança para atuar e também quando estou no convício com a minha família. É uma proteção para evitar o contágio", disse Marcone.

A médica Mylla Pinheiro atua na Unidade de Terapia Intensiva I cuidando de pacientes graves, e vê a vacina como uma motivação para os profissionais depois de tantos momentos tristes que presenciou . Ela também deposita esperança em dias melhores para todos.

"A vacina nos dá ânimo! É um gás para continuarmos a trabalhar e lutar pela vida de nossos pacientes. Todos nós presenciamos muitas situações difíceis e pesadas. Famílias se desfazendo, perdendo seus pais, mães, filhos. Hoje tenho esperança de não presenciar mais momentos como esses e isso é recompensador", ressaltou Mylla.

 

Cristina Coimbra é técnica de enfermagem, sensibilizada falou da satisfação por ter completado o esquema vacinal de prevenção à covid-19.

"A vacina veio para somar com cada um dos profissionais da saúde no enfrentamento à covid-19. É gratificante ter recebido a segunda dose, me traz um pouco mais de tranquilidade, confiança e segurança", disse Cristina.

 

Flávia Oliveira é médica, trabalha desde o início da pandemia e não adquiriu a doença. Disse que sempre teve muito cuidado, e hoje, com a vacina, sente-se feliz e aliviada por ter feito parte de todo esse processo.

"Estou feliz pela vacina, pelo SUS, e por estar aqui. Lamento muito pelas famílias que perderam pessoas queridas como eu também perdi. Hoje, protegida, me sinto muito mais capaz e forte de continuar trabalhando", destacou Flávia.

A secretária-adjunta de Atenção à Saúde, Edineth Vendruscolo, acompanhou a ação de reforço no HU e disse que o momento não é de baixar a guarda.

"Seguimos a vacinação dos nossos profissionais de saúde, alguns já iniciaram a última etapa da imunização, que é a segunda dose. A vacina é mais uma arma para o enfrentamento dessa pandemia, mas precisamos continuar alerta com relação as medidas de proteção", declarou Edineth.

Mais de 300 profissionais do HU, que não puderam ser imunizados em janeiro, devem iniciar o ciclo de vacinas nos próximos dias. Entre os imprevistos para não realizar a primeira dose estão: perda da data do cronograma, sintomas gripais, teste reagente para covid-19 e alguns terem recebido a dose da vacina tripliciviral há menos de dez dia.

Além do HU, os profissionais do Hospital Estadual de Santana (HES) também receberam o esquema vacinal completo com duas doses, o que é necessário para adquirir a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. Na terça-feira, 16, os 66 idosos do abrigo São José também completaram o reforço da Coronavac.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá