Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 17 de janeiro de 2022 - 13:44h
Governo do Amapá entrega consultório especializado de atendimento a pacientes com fibromialgia
Assistência será realizada por uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Práticas Interativas e Complementares em Saúde (Cerpis).
Por:
Foto: Karla Santos/ Sesa
Atualmente, o Cerpis atende mais de 300 pessoas com diagnóstico fechado para fibromialgia.

Estruturado para oferecer um atendimento multidisciplinar com foco na redução da dor de pacientes com fibromialgia, o Governo do Amapá inaugurou, na segunda-feira, 17, o “consultório da dor”, situado no Centro de Referência em Práticas Interativas e Complementares em Saúde (Cerpis).

O consultório é mais uma medida de assistência aos pacientes fibromiálgicos do Amapá. Em dezembro de 2021, o Governo passou a entregar as carteirinhas de atendimento prioritário para pacientes com fibromialgia, fruto da Lei nº 2.562/21 sancionada pelo governador Waldez Góes em 7 de junho de 2021 e de autoria do deputado estadual Jack JK.  

“Estamos atuando na promoção da qualidade de vida das pessoas com fibromialgia. A inauguração do consultório representa mais avanço no cuidado com quem convive com esta síndrome dolorosa”, reforçou o secretário de saúde Juan Mendes.

De acordo com médico especialista em dor, Felix Rocha, a fibromialgia é uma doença reumatológica crônica que precisa de atenção em diversos âmbitos para que seja bem elaborada.

“Quem convive com a síndrome sofre com sintomas como dores musculares persistentes em variadas partes do corpo, fadiga constante, alterações no sono, no funcionamento intestinal e na cognição – falta de memória e concentração – e possíveis quadros de depressão e ansiedade, por isso é indispensável o atendimento multifocal biopsicossocial”, completou.

No Cerpis, o atendimento disponibilizado será realizado por uma equipe composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e psicólogo. Atualmente o centro atende cerca de 300 pessoas com diagnóstico fechado para fibromialgia.

O Cerpis fica localizado na Av. FAB, nº 849, bairro central de Macapá. Para receber o atendimento, o interessado precisa apresentar RG, cartão do SUS e laudo médico para fibromialgia.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá