quinta, 16 de maio de 2019 - 15:07h - 164
17ª Semana de Museus: Sacaca organiza programação temática de valorização das tradições
Estudantes que visitaram o Museu Sacaca na abertura da programação ficaram impressionados com o que viram nas ambientações.
Por: Ailton Leite
Foto: Maksuel Martins/Secom
Com base no tema deste ano, foi organizada uma exposição sobre a tradicional Festa de São Tiago, que em 2019, completa 242 anos

Nesta quinta-feira, 16, estudantes e professores do 5º ano da Escola Estadual José de Alencar estiveram no Museu Sacaca e acompanharam a abertura da programação da 17ª Semana Nacional dos Museus, que se encerra no domingo, 19. O tema deste ano é “Museus como núcleos culturais, o futuro das tradições”. Também tem programação ocorrendo na Biblioteca Pública Elcy Lacerda desde segunda-feira, 13, até dia 19. E no Museu de Arqueologia e Etnologia é nesta sexta-feira, 17. 

Com base no tema, foi organizada uma exposição sobre a tradicional Festa de São Tiago que, em 2019, completa 242 anos de encenação a céu aberto da batalha entre mouros e cristãos na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão.

“O tema da Semana de Museus vem com essa proposta de valorizar as tradições. E trazer para o nosso público um pouco sobre o que essa tradição representa para o povo de Mazagão, para nós amapaenses, tem muito a ver com buscar valorizar esta festa que vem atravessando gerações. E fortalecer isso para que possamos dar continuidade a este evento secular”, destacou a coordenadora do Museu Sacaca, Eliane Nascimento.

Além da exposição, outros espaços como a Casa do Ribeirinho, a Casa da Parteira e o barco “O Regatão”, estarão abertos para visitas. A programação incluiu, ainda, palestras e rodas de conversas com diversos temas relacionados às tradições amapaenses.

“Nas nossas palestras vamos falar sobre o futuro das tradições. Também teremos roda de conversa sobre as parteiras tradicionais. São temas importantes para a manutenção e valorização da nossa cultura. Todos estão convidados”, reforçou Eliane Nascimento.

A diretora da Escola Estadual José de Alencar, Maria de Nazaré Barbosa, fez questão de acompanhar os alunos na visita. Para ela, o aprendizado disponibilizado pelas ambientações do museu ajuda a manter viva a história e as tradições do Amapá.

“O resgate que esses espaços proporcionam aos nossos estudantes é de um significado muito grande. Eles ficam encantados com tudo que veem aqui. São adolescentes que vivem na era da modernidade e desconhecem algumas coisas de antigamente, como por exemplo, o ferro de passar roupas a carvão, uma coisa que eu vivi, e que eles não conheciam. Para eles é algo diferente e novo”, notou a diretora.

Aluna do 5º ano da Escola José de Alencar, Maria Rita de Oliveira, já havia visitado o Museu Sacaca, anteriormente, mas pela primeira vez visitou a Casa da Parteira e ficou fascinada com o que viu.

“Eu tinha a ideia de que as parteiras iam somente nas casas das pessoas para fazer o parto. Fiquei impressionada com tudo o que vi dentro da casa e principalmente com som de como é realizado um parto tradicional”, relatou a estudante.

Semana Nacional dos Museus

Trata-se de uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado dia 18 de maio. Além da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, haverá programação no Museu Sacaca e no Museu de Arqueologia e Etnologia.

Confira a programação dos próximos dias:

16 de maio (quinta-feira)

Biblioteca Elcy Lacerda

16h às 18h - Lançamento do livro “LUZ” (Sobre a História da Banda Placa). Autores: Carlos Augusto Gomes (Carlitão) e Álvaro de Jesus Gomes. Local: Auditório da Biblioteca;

16h às 18h - Cine Clube - Seção exclusiva com apresentação de Mini-DOCs da série “Diversidade Cultural do Amapá”. Acervo Banda Placa/Mediadores Carlitão e Álvaro. Local: Auditório da Biblioteca.

Museu Sacaca

9h - Cerimonial de abertura e canto. Local: Auditório;

10h às 12h - passeios de canoa;

10h - Oficina de chá. Local: Tenda Praça Sacaca;

10h10 - Palestra com o Professor Vinicius/Unifap: O futuro das tradições no contexto;

10h50 - Contação de História com a Pofª Guaracema. Local: Casa dos Ribeirinhos;

11h - Planetário. Local: Maloca;

15h - Teatro do regatão. Local: Praça da Etnias;

15h às 17h - Passeios de Canoa;

15h30 - Planetário. Local: Maloca;

16h30 - Brincadeiras Populares. Local: Praça das Etnias;

15h às 17h - Vídeo Game. Local: Museu Escola.

17 de maio (sexta-feira)

Biblioteca Elcy Lacerda

16h às 18h - Roda de Conversa “Produção em Dança no Amapá- O que temos e o que queremos”. Coordenação: Movimento UniDança. Local: Sala de Informática;

18h às 18h30 - Performance. “Participação Performática”: Abutres Moto Club; Salto E Graxa Mc; Guerreiros Templários Mc; Macacos Renegados Mc; Liga Mundial de Bikes;

18h às 19h30 - Lançamento do livro “Sementes da Educação”. Organizadores: Lenilson Silva e Leacide Moura. Local: Auditório da Biblioteca;

18h30 às 19h30 - Apresentação Artística. “Dança é Memória!”. Participantes: Movimento UniDança; Cia de Dança: Anete Peixoto; Cia de Dança: Coaracy Nunes; Granham Cia de Dança e Escola de Dança Petit Dance. Local: Auditório da Biblioteca

Museu Sacaca

9h - Roda de Conversa: Tradições e identidade em movimento na Amazônia amapaense. Local: Auditório;

9h - Oficina Máscaras de Mazagão. Local: Maloca;

9h às 12h - Passeio de Canoa;

10h - Encenação da Festa de São Tiago das Crianças. Local: Praça das Etnias;

10h - Brincadeiras e Jogos Tradicionais. Local: Praça das Etnias;

11h - Oficina de música: Conhecendo as tradições de Mazagão através da Música. Local: Maloca;

9h à 12h - Jogos de Vídeo Game. Local: Museu Escola;

15h - Teatro das Parteiras. Local: Praça das Etnias;

15h às 17h - Passeio de canoa;

16h20 - Brincadeiras populares. Local: Praça das Etnias;

14h às 17h - Jogos de vídeo game: Local: Museu Escola.

Museu de Arqueologia e Etnologia

8h às 12h - Projeto Museu na Escola. Palestra sobre Educação Patrimonial. Local: Escola Estadual Princesa Izabel. Rua: Eliezer Levy, nº 59 - Centro - Macapá (AP).

18 de maio (sábado)

Biblioteca Pública Elcy Lacerda

16h às 18h - Vivência. Dança das Brumas e Corporeidade. Mediação: Prof.ª Karla Regina. Local: Auditório da Biblioteca.

Museu Sacaca

9h - Roda de conversa “Marabaixo como Núcleo Cultural - Futuro das tradições”. Local: Auditório;

15h - Roda de conversa “Parteiras Tradicionais”. Local: Auditório;

16h - Petti Dance. Local: Praça das Etnias;

17h - Flor Pequena. Local: Praça das Etnias;

14h às 17h - Brincadeiras tradicionais. Local: Praça das Etnias.

19 de maio (domingo)

Museu Sacaca

10h - Vídeos sobre a cultura indígena. Local Bloco ‘‘B’’;

10h30 - Planetário. Local: Maloca;

14h - Pintura de rosto (indígenas). Local: Bloco ‘‘B’’;

14h às 17h - Brincadeiras tradicionais. Local: Praça das Etnias;

16h - Grupo de dança indígena. Local: Praça das Etnias.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá