sexta, 16 de abril de 2021 - 20:15h
Circuito Educação: Município de Oiapoque recebe orientações sobre o Programa Criança Alfabetizada
Seed detalhou ao secretário de educação de Oiapoque as estratégias educacionais para o município. As ações devem percorrer todo o estado para tratar sobre o programa.
Foto: Seed
Reunião entre a Seed e gestores do município de Oiapoque

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) continua as ações do Circuito Educação que percorre os 16 municípios do estado para tratar com os prefeitos e seus respectivos secretários municipais de educação sobre o programa Criança Alfabetizada – estratégia para alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa, feita em regime de colaboração com os municípios.

Na tarde dessa sexta-feira, 16, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, e a equipe técnica da Seed, reuniram-se com o secretário municipal de educação de Oiapoque, Antônio Rangel Ribeiro e o coordenador pedagógico, Ribamar Junior, para mostrar como funciona o programa e detalhar as ações já realizadas no município como, a formação de professores, entrega de materiais didáticos e os resultados das avaliações de fluência dos estudantes.

“Não há questão de subserviência, mas sim de atuação conjunta de todos os atores públicos. Estamos mostrando aos municípios a importância do investimento na educação. O repasse do ICMS para a educação, por exemplo, é um dos pontos a serem abordados e ressaltados. O centro desse processo todo é o estudante”, destacou a secretária de Educação.

Na ocasião foi feita a entrega do termo de adesão ao programa para o secretário de Oiapoque. A assinatura deverá ser feita pelo prefeito do município, Breno Almeida.

Criança Alfabetizada

O Programa Criança Alfabetizada é apoiado pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum. Por meio dele são ofertados formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares; material didático complementar; avaliação permanente da aprendizagem dos estudantes; acompanhamento e monitoramento do processo ensino aprendizagem, além de cooperação e incentivos.

Este ano, mesmo com a pandemia, formações continuadas aos professores alfabetizadores municipais, formação de gestores, assessoramento técnico e entrega de materiais didáticos seguem acontecendo.

Um relatório com os dados educacionais de Oiapoque do programa Criança Alfabetizada foi entregue ao secretário municipal. Antônio Rangel Ribeiro enfatizou que a equipe que será escolhida para conduzir a educação municipal terá a missão de focar na aprendizagem na idade certa dos estudantes.

“Esse encontro tem grande relevância para nós. Vamos levar na mala todo o aprendizado a respeito do programa Criança Alfabetizada. Assim, transmitiremos aos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes tudo o que aprendemos aqui. Sem dúvida alguma daremos continuidade no projeto educacional para que possamos obter resultados positivos futuramente”, finalizou o gestor.