terça, 16 de fevereiro de 2021 - 15:15h - 693
Governo fortalece a rede materno infantil com implantação de laboratório 24h no HMML
Novo espaço permitirá 30 diferentes tipos de exames de rotina, emergências e testes especializados para o atendimento de gestantes, puérperas e e bebês com até 30 dias.
Por: Janine Cruz
Foto: Janine Cruz
Com funcionamento 24h, o novo laboratório possui equipamentos de ponta para diagnósticos de alta precisão e complexidade.

O Governo do Amapá tem investido no fortalecimento da rede materno infantil do Estado com a implantação de um laboratório de analises clínicas no Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml). A intenção é  garantir maior eficácia nos resultados e agilidade na oferta dos exames.

Antes, a unidade contava com um posto de coleta e encaminhava o material biológico para análise no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

Com funcionamento 24h, o novo laboratório possui equipamentos de ponta para diagnósticos de alta precisão e complexidade. Nele, serão realizados mais de 30 diferentes tipos de exames de rotina, emergências e testes especializados para o atendimento de gestantes, puérperas (mulheres até 40 dias após o parto) e bebês com até 30 dias.


Para a diretora do Hmml, Cristina Barros,  ter um laboratório dentro da unidade é um ganho para o atendimento das mães e bebês que precisam da redes estadual de saúde.

"Com o laboratório, conseguimos oferecer melhor assistência a mães e bebês e, de uma maneira mais imediata, no fechamento de diagnóstico em tempo real. Isso vai influenciar diretamente na melhora dos nossos indicadores maternos e infantis", declarou Cristina.

Cerca de 20 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entre bioquímicos, biomédicos e técnicos do Hmml já iniciaram o treinamento para a utilização dos novos equipamentos.


O treinamento dos profissionais faz parte do pacote de serviços de um contrato emergencial com a empresa que venceu o certame para realização de exames com cessão de equipamentos para a rede laboratorial do Estado. O contrato, ainda prevê a ampliação do serviço para o Hospital das Crianças e Adolescentes e Pronto Atendimento Infantil (HCA/PAI).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá