sábado, 16 de fevereiro de 2019 - 19:07h - 1013
Ação conjunta divulga benefícios do 'Alerta Celular' e do 'Disque Denúncia 181'
Durante o evento, mais de 50 celulares foram cadastrados. Já passa de 3 mil o número de aparelhos registrados no sistema até agora.
Por: Izael Marinho
Foto: Netto Lacerda/Sejusp
A abordagem e distribuição de panfletos aconteceu na Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá

Sessenta e dois celulares cadastrados através do sistema Web Alerta Celular e dezenas de downloads do aplicativo Disque Denúncia Amapá 181. Este foi o resultado da ação que foi feita neste sábado, 16, na Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá, para divulgar os dois serviços. A divulgação foi realizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e a Federação de Bens, Comércio e Serviços do Amapá (Fecomércio).

Milhares de pessoas, entre passageiros de veículos particulares, ônibus, motocicletas, pedestres que passaram pelo Centro da capital, foram abordadas pelos servidores da Sejusp, Agência Amapá e funcionários de empresas ligadas à Fecomércio. Eles distribuíram panfletos e divulgaram os benefícios dessas duas ferramentas tecnológicas de combate à criminalidade.

Técnicos da Sejusp demonstraram a funcionalidade do Alerta Celular e do Disque Denúncia, em uma tenda montada na Praça Veiga Cabral, próximo à Rua: Cândido Mendes. No local, foram instalados equipamentos de informática para que as pessoas interessadas pudessem cadastrar seus aparelhos ou baixar o aplicativo.

De acordo com o Setor de Estatística do Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), até agora foram cadastrados 3.148 celulares através do sistema Web Alerta Celular. E já houve o registro de 104 ocorrências de perda, furto ou roubo de aparelhos. Esses casos estão sendo investigados pela polícia para que os celulares sejam recuperados e devolvidos aos seus legítimos proprietários.

Ferramentas tecnológicas

O serviço Web Alerta Celular ajuda a identificar aparelhos celulares roubados, furtados ou extraviados. Basta cadastrar o aparelho diretamente no endereço www.alertacelular.ap.gov.br ou através do Portal da Segurança (https://portaldaseguranca.portal.ap.gov.br), de onde o usuário será redirecionado para a plataforma de cadastro.

O cadastramento do aparelho no sistema permitirá à polícia, por meio da identificação do IMEI do equipamento, apreender o celular roubado ou furtado quando encontrado em posse irregular, e devolvê-lo ao proprietário.

Já o aplicativo “Disque Denúncia 181” é uma ferramenta através da qual o cidadão pode fazer denúncia de crimes diretamente às forças de segurança, sem precisar se identificar. As denúncias caem em uma central de monitoramento instalada no Ciodes e são coordenadas pela Delegacia de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil.

O Disque Denúncia Amapá 181 é uma ferramenta tecnológica de combate à criminalidade e à violência. O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). Através dele o cidadão pode, ainda, enviar arquivos de imagens (fotografia ou vídeo), áudios e até usar o localizador para informar o local exato da ocorrência.

Por ele é possível relatar suspeitas de várias modalidades de crimes, como tráfico de drogas, furtos, roubos, estupros, violência doméstica, porte de armas e outros. O Disque Denúncia está disponível, tanto para a plataforma IOS, quanto Android e, pode ser baixado pelo endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ap.denuncias181.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Netto Lacerda/Sejusp

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá