Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 15 de dezembro de 2018 - 20:30h
‘Ver a gratidão e satisfação das pessoas não tem preço’, diz delegado de Tartarugalzinho
Há três meses, o município recebeu novos profissionais da segurança pública. Reforço faz parte de um plano estratégico para o setor em todo o Estado.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro / Secom
Na última quinta-feira, 13, o governador Waldez Góes participou de uma reunião sobre segurança pública

A exemplo de outros municípios amapaenses, o sistema de segurança pública de Tartarugalzinho, a 230 quilômetros de Macapá, foi reforçado com novos profissionais. Há três meses, a cidade recebeu dois novos delegados (um oficial e um adjunto), dois escrivães e oito agentes de polícia. São 19 servidores atendendo ao município que possui aproximadamente 17 mil habitantes. Os profissionais foram aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado do Amapá (PC/AP), realizado pelo governo estadual em 2017.

O assunto foi tratado na última quinta-feira, 13, durante reunião entre o governador Waldez Góes e representantes do Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP). Durante o encontro, Góes ressaltou que a contratação de novos profissionais faz parte de um plano estratégico para fortalecer a segurança pública em todo o Amapá.

Reconhecimento

Presente na reunião, o delegado oficial de Tartarugalzinho, Nicolas Bastos, 30 anos, frisou que o aumento do efetivo da Polícia Civil é um passo importante para garantir mais segurança aos moradores. "A Polícia Civil do Amapá sempre contou com profissionais competentes e agora, com mais pessoal, a instituição passa por uma revolução", avaliou o delegado.

Bastos acrescentou que, na cidade, a população já reconhece o trabalho que vem sendo realizado pela equipe. "Em todos os cantos de Tartarugalzinho a população nos para e comenta o quanto a cidade está mais segura e, para nós, isso não tem preço. A gratidão e a satisfação das pessoas são o maior salário que a gente pode receber", disse Nicolas, que é natural do Piauí, mas já se considera um amapaense.

Além de novos servidores da Polícia Civil, o município receberá 12 novos policiais militares em 2019. Eles foram aprovados no último concurso realizado pelo governo para ampliar o efetivo da instituição. A cidade também é atendida com servidores da Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec), entre os quais novos médicos legistas.

Infraestrutura

Durante o encontro, Waldez Góes frisou que, com os novos profissionais já atuando, o próximo passo do plano estratégico é reforçar a estrutura dos prédios onde atuam os servidores. Para tanto, em 2018 foram assinados 15 contratos que somam R$ 50 milhões, valor que será aplicado na construção de novos prédios e em reaparelhamento do setor. O recurso é proveniente de emendas de bancada que foram cadastradas pelo governo estadual no Ministério da Justiça e será aplicado na Região Metropolitana de Macapá, que compreende a capital e os municípios de Santana e Mazagão. Agora, o objetivo é garantir emendas parlamentares para obras no interior do Estado.

Comunicação

Outro ponto destacado por Waldez Góes foi o Projeto Landel - Radio Comunicação Digital, um sistema que otimizará a comunicação entre os órgãos governamentais de âmbito federal e estadual. O projeto, que está em fase de conclusão, é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio do governo estadual.

O projeto garante a construção de 30 torres de comunicação em todo o território amapaense – 9 delas instaladas pelo governo estadual, com um investimento de R$ 6 milhões, e as demais pela PRF. “O sistema via rádio é uma inovação que facilitará a comunicação entre diversos órgãos, especialmente no que diz respeito à segurança pública”, salientou Góes.

Na oportunidade, o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza, anunciou que a delegacia de Tartarugalzinho será contemplada com um veículo até o fim do ano. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, doou duas picapes ao Governo do Amapá, devido à cessão de policiais do Amapá à Força Nacional de Segurança Pública. O outro veículo será destinado ao município de Mazagão.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá