Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 16 de setembro de 2017 - 11:50h
Primavera dos Museus reúne programação diversificada no Amapá
Público poderá participar de exposições, contação de histórias, palestras e performances poéticas, no período de 18 a 24 de setembro.
Por: Andreza Carolina
Foto: Maksuel Martins
Museu Joaquim Caetano vai participar da programação com uma exposição fotográfica de governadores do Amapá

No período de 18 a 24 de setembro, o amapaense poderá participar da 11ª Primavera dos Museus, uma verdadeira imersão cultural com o propósito de intensificar a relação entre estas instituições e a sociedade. Este ano com o tema “Museus e suas memórias”, inclui atividades como exposições de fotografias, exibição de filmes, contação de histórias, palestras e performances poéticas.

A Primavera dos Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece anualmente em parceria com governos estaduais. Em 2017, mais de 900 museus brasileiros participam da iniciativa.

No Amapá, a iniciativa envolverá os museus de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE); Sacaca; Joaquim Caetano da Silva; Fortaleza de São José de Macapá, além de espaços como a Biblioteca Pública Elcy Lacerda e o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (Cepap), pertencente à Universidade Federal do Amapá.

Fortaleza de São José

A ação acontece em um período especial para os museus amapaenses, a Fortaleza de São José, que também é um museu, pode ser reconhecida como um patrimônio material da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2021. O monumento histórico e seu entorno passam por obras de revitalização desde julho de 2017, com investimento orçado em R$ 3 milhões oriundos do tesouro estadual.

Joaquim Caetano da Silva


O Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva também recebe melhorias. A revitalização do prédio, localizado em Macapá, foi retomada nesta semana com recursos do GEA que somam mais de R$170 mil e incluirá melhorias no telhado, nos sistemas hidráulico e elétrico e na pintura da obra. “Estamos muito felizes com este avanço, valorizar os museus é uma forma de reconhecer nossa cultura e nossa história”, reforçou o secretário de Cultura, Dilson Borges. A previsão é que a revitalização seja concluída em novembro de 2017.


O Joaquim Caetano da Silva possui um acervo composto por objetos que retratam momentos importantes da história do Amapá, como fotografias, cerâmicas e objetos pessoais de ilustres filhos da terra. A instituição participará da 11ª Primavera dos Museus por meio de uma exposição fotográfica de governadores Amapá que, devido à reforma do no prédio, será exibida na Fortaleza de São José, na quarta-feira, 20, a partir das 8h.

 Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá

Nesta edição da Primavera dos Museus, o MAE apresenta as modificações pelas quais a capital amapaense passou ao longo dos anos por meio da exposição “Museus e suas memórias: um passeio fotográfico pela história da cidade de Macapá”.

O público também poderá participar das visitas monitoradas que proporcionarão um passeio pelas exposições fotográficas por meio de banners e alguns objetos que remetem a época em que o Amapá era um território da União.
“Por meio desta ação, nosso objetivo é informar ao público em geral o contexto histórico da antiga cidade de Macapá através de fotografias, aproximando-os dos espaços de memória”, explica a gerente do MAE, Yana Barbosa, acrescentando que haverá ainda palestras, exibição de vídeos e mesa-redonda. 

O MAE funciona na Rua São José, nº1500 A, Centro de Macapá.

Biblioteca Pública Elcy Lacerda

A Elcy Lacerda também participará do evento com uma vasta programação que inicia no próximo dia 18 e encerra no dia 24. “Elaboramos atividades que direcionadas a diferentes públicos”, explicou o gerente da instituição, José Pastana.

Dentre as ações, haverá lançamento de obras, palestras com escritores amapaenses, contação de histórias infantis, performances poéticas, e diversas exposições, uma delas abordará especificamente a história da professora Elcy Lacerda que dá nome à instituição.

 

Confira a programação completa da 11ª Primeira dos Museus no Amapá

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá