segunda, 15 de julho de 2019 - 13:31h
III Corrida de São Tiago leva cerca de 500 corredores à Vila de Mazagão Velho
Prova teve um percurso de seis quilômetros e contou com apoio direto da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins/Secom
Marcel Oliveira, organizador da corrida, adianta que, em 2020, os alunos das escolas de Mazagão Velho é quem irão desenhar o modelo da medalha

Ocorreu no último domingo, 14, na Vila de Mazagão Velho, distante cerca de 60km da capital, a terceira edição da Corrida de São Tiago, que reuniu cerca de 500 participantes de todas as idades e de diversas localidades do Estado. O Governo do Amapá, através da Polícia Militar, que garantiu a segurança do trânsito durante o trajeto e o Corpo de Bombeiros esteve com uma equipe para atendimentos de emergência.

A prova teve um percurso de seis quilômetros e, em pouco mais de 18 minutos, os primeiros atletas da categoria elite masculino começaram a chegar separados por segundos. Quem levou o primeiro lugar foi José Maria Arruda de Almeida, com um tempo de 18 minutos e 26 segundos; 17 segundos depois, Pedro Furtado Diniz cruzou a linha de chegada e, em terceiro lugar ficou Raulian Gomes Monteiro, aos 18 minutos e 57 segundos.

Na elite feminina a primeira a chegar foi Adriana Lopes de Farias, com tempo de 21 minutos e 45 segundos; logo depois, com uma diferença de 1 minuto e 56 segundos chegou a segunda colocada, Rosilda Pereira Brito. E Gleiciane da Costa Pereira chegou em terceiro lugar com 24 minutos e 43 segundos.

Além da categoria elite a competição foi disputada ainda nos grupos mazaganense, cadeirante, deficiente visual e por idade, de 5 em 5 anos. Entre os corredores de Mazagão, no masculino, os três primeiros foram: Ruan Pantoja da Luz, Celso Ramos Cunha e Clinton Gama Conceição Palheta. No feminino: Raimara da Conceição, Jorgiane da Cruz Videira e Angélica Penha Rodrigues foram as primeiras colocadas, respectivamente.

O organizador da prova, Marcel Oliveira, disse que tudo ocorreu dentro do planejado e que, em 2020, a corrida apresentará novidades. “Nossa equipe se dedicou muito para tudo sair dentro do que montamos e, felizmente, não houve nenhum problema durante a corrida e, agora, já estamos pensando no próximo ano e queremos em dezembro fazer um concurso dentro das escolas de Mazagão Velho, para que os alunos façam o desenho/modelo da medalha da próxima corrida”, informou.

Todos os participantes ganharam uma medalha personalizada com a imagem de São Tiago e ainda houve o sorteio de duas passagens áreas ida e volta Macapá-São Paulo, para a Corrida de São Silvestre em dezembro, cujos os sorteados ainda ganharam também as inscrições para a prova no último dia do ano.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).