Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de junho de 2018 - 15:57h
Terapia com uso de cães entra na quarta fase do tratamento em idosos do Abrigo São José
Animais serão inseridos nos quartos para que os acamados participem da experiência que tem trazido benefícios físicos, psicológicos e sociais.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Para Pedro Cruz, 85 anos, a presença dos animais no local traz alegria e diversão para todos os idosos

O projeto social “Patas do Bem”, que desenvolve a cinoterapia em idosos do Abrigo São José, em Macapá, chega à quarta fase do tratamento trazendo diversos benefícios físicos, psicológicos e sociais, por meio da terapia com cães. Prevista para o dia 30 de junho, de 8h às 11h, nesta fase, os animais serão inseridos nos quartos para fazer companhia aos idosos que não conseguem se locomover.

De acordo com a diretora do Abrigo, Marlete Ferreira, a cinoterapia é uma técnica eficaz no combate à depressão e ao estresse, diminuindo a sensação de solidão aos atendidos. Ela explica que a primeira fase do projeto, consistiu na apresentação de 10 cães utilizados na terapia; a segunda, foi de avaliação e diagnóstico para saber quem estaria apto a participar do tratamento; já na terceira etapa, foi o momento de interação e brincadeiras. Agora, os cães serão inseridos nos quartos para que os acamados participem da experiência.  

“É um projeto que deu certo. A gente percebe o quanto a terapia com cães faz bem para os idosos. É notável a alegria deles com os animais e o brilho no olhar de cada um, especialmente para os que sofrem de alguma patologia grave. Agora, vamos iniciar o tratamento dos idosos que não podem andar e estão com a saúde fragilizada”, enfatiza a diretora. 

Atualmente, o Abrigo São José, conta com 58 idosos com idades entre 65 e 100 anos, os quais, são atendidos com a cinoterapia uma vez por mês. Os cães vão acompanhados pelos donos que também são voluntários do projeto.

O “Patas do Bem” foi idealizado pelo casal de médicos veterinários Dênis e Sílvia Magalhães e é realizado em parceria com o Centro Veterinário 4 Patas. As atividades acontecem sempre aos fins de semana, pela manhã, e os animais ficam cerca de 3 horas na instituição, motivando os idosos a se exercitarem, através de atividades como caminhar e brincar com os bichos. A técnica já é adotada em outros estados do país, como Pernambuco, o primeiro a implantá-la no Brasil.

Para Pedro Cruz, 85 anos, morador do abrigo há mais de cinco anos, a presença dos animais no local traz alegria e diversão para todos os idosos. “Nosso único contato no abrigo é com outros idosos e os cuidadores. E as brincadeiras com os bichinhos é muito boa para nos distrair”, confirmou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá