Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de junho de 2018 - 14:11h
Lançamento do Programa Educação para a Paz faz alerta sobre bullying
Programa busca incentivar prevenção à violência nas escolas estaduais e garantir mais qualidade no ensino, melhorando os índices do aprendizado estudantil.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Solenidade de lançamento ocorreu no Teatro das Bacabeiras nesta sexta-feira, 15; programa conta com cerca de 30 parceiros

O governador Waldez Góes lançou na manhã desta sexta-feira, 15, no Teatro das Bacabeiras, o Programa Educação para a Paz (Epaz), que busca incentivar a prevenção à violência nas escolas estaduais e garantir mais qualidade no ensino, melhorando os índices do aprendizado estudantil. A iniciativa, oriunda de projeto de lei da deputada estadual Marília Góes, transformado na Lei Nº 2.282/2017, também busca logo alcançar as escolas das redes municipais de ensino, através do Regime de Colaboração (Colabora Educação).

O Teatro das Bacabeiras ficou lotado com a presença de autoridades, professores e centenas de estudantes. Entre as autoridades, além do governador Waldez e da deputada Marília Góes, estiveram presentes no evento a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa; promotor de Justiça Manuel Felipe Menezes e representantes das instituições públicas e privadas parceiras para a execução do programa.

“É uma iniciativa que valoriza também os educadores. Estamos reunindo todas as experiências já bem sucedidas de escolas e instituições religiosas, entre outros ambientes para, juntos, trabalhar no mesmo objetivo de uma cultura de paz nas escolas”, pontuou o governador Waldez Góes.

“Precisamos reaprender coisas que lá atrás perdemos, como o respeito pelo outro, a solidariedade e o amor. Acreditamos que a escola é um dos ambientes para resgatar esses valores. Esse programa vai permanecer discutindo, de maneira transversal, com todas as disciplinas, o tema da paz”, comentou a secretária Goreth Sousa, cuja pasta implementa o Epaz.

Humorista amapaense Hulk Pão fez stand up comedy com foco no alerta sobre o bullying

Incômodo para muitas crianças e jovens, e preocupação para os pais, o bullying foi o foco do stand up comedy do humorista amapaense Paulo Victor, popularmente conhecido por "Hulk Pão", nas redes sociais. O show de humor foi marcante no evento de lançamento. “Através do humor, quero reforçar que essas práticas de bullying não são legais. Ofender o colega, apelidar e tantas outras coisas ruins, muitas vezes deixam marcas irreparáveis em quem sofre com isso, constantemente”, destacou o humorista.

A programação contou, ainda, com peças teatrais encenadas por estudantes de escolas estaduais e apresentações de música e dança, todas com o tema da paz. O programa conta com cerca de 30 parceiros, entre instituições públicas e privadas ligadas à segurança e saúde; Tribunal de Justiça; Ministério Público do Estado (MP/AP); Exército Brasileiro e organizações não governamentais (ONGs).

“Em meio a todo um cenário conturbado de violência em que vivemos, é motivo de orgulho ver o estado colocar a palavra `paz´ dentro de um contexto educativo para ser trabalhado de forma positiva, com respeito e preocupação em sua rede de ensino”, parabenizou o promotor de Justiça Manuel Felipe Menezes.

O programa será medido e acompanhado pelo Sistema de Monitoramento Educapaz. A ferramenta online permite monitorar a violência nas escolas estaduais de Macapá e Santana. Com os dados, será possível fazer um panorama dos principais conflitos e desenvolver projetos que disseminem a cultura da paz no ambiente escolar, a partir de estatísticas.

“O Epaz é uma forma de prevenir a violência na escola, de garantir ambientes saudáveis para os estudantes, evitando, ainda, a evasão escolar. Queremos que os estudantes aprendam não só Matemática, Geografia e Português, por exemplo, mas principalmente a ter um convívio saudável com os seus colegas, professores e familiares”, enfatizou a deputada Marília Góes.

O evento premiou os vencedores de concursos de paródia, mascote e desenho com a temática da paz. Cada estudante ganhou um tablet. Ao fim da programaçã,o todos cantaram a música oficial do Epaz, composta pelos artistas Val Milhomem e Joãozinho Gomes.

Val Milhomem e Joãozinho Gomes, autores de várias canções que exaltam os costumes dos amapaenses, compuseram a música oficial do Epaz

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias/Seed e Marcelo Loureiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá