Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de junho de 2018 - 14:39h
Governo premia vencedores dos concursos ‘Paz nas escolas’ durante lançamento do Epaz
Estudantes que fizeram melhores desenho, paródia e mascote receberam tablet, cada um; entrega foi durante lançamento do programa Educação para a Paz.
Por:
Foto: Erich Macias/Seed
Os primeiros lugares nas categorias de melhor desenho, paródia e mascote da competição receberam um tablet, cada um

A premiação dos vencedores do concurso “Paz nas escolas” aconteceu com muita alegria e descontração nesta sexta-feira, 15, no Teatro das Bacabeiras, durante o lançamento oficial do Programa Educação para a Paz (Epaz). Os primeiros lugares nas categorias de melhor desenho, paródia e mascote da competição receberam um tablet, cada um, pelos trabalhos realizados.

Durante o concurso, promovidos pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), cada escola selecionou o melhor material da instituição com o tema “Sou da paz!”. Coube à Secretaria de Educação escolher o melhor trabalho desenvolvido por categoria. A iniciativa teve como objetivo despertar e incentivar a cultura da paz entre os estudantes.

Daniele Ribeiro, 14 anos, matriculada na Escola Estadual Professor Antônio Castro Monteiro, venceu o concurso na categoria de melhor paródia. Intitulado “Fico assim sem você”, o trabalho falou da importância da paz e foi inspirado em casos de violência ocorridos, inclusive, com amigos dela.

“Busquei inspiração na nossa realidade, porque notamos que as diferenças sempre acabam em algum tipo de violência, seja verbal ou física. Eu nunca sofri nenhum tipo de violência na escola, mas tenho amigos que já enfrentaram esse problema. Fico feliz em contribuir com essa causa”, declarou Daniele.

A pequena Sadrya Edi Gomes Lima, 9 anos, estudante da Escola Estadual Professor Waldecy Corrêa Ferreira, estava ansiosa. Ela ficou com o primeiro lugar na categoria desenho.

“Eu quis transmitir que é importante levar a paz para quem precisa. Achei muito legal participar e acho importante falar sobre este assunto na escola”, comentou Sadrya.

A estudante Fábia Silva de Melo, da Escola Estadual Irmã Santina Rioli, venceu a categoria de melhor mascote. O Programa Epaz passará a ser representado pelo símbolo de uma indiazinha que propaga o sentimento de harmonia e respeito ao próximo.

A programação contou com apresentação do humorista Hulk Pão e shows de dança e música de estudantes, além da música-tema do programa Educação para a Paz, de autoria dos cantores e compositores Val Milhomem e Joãozinho Gomes.

A secretária de Educação, Goreth Sousa, presente no evento, falou sobre a necessidade de resgatar a solidariedade e o respeito, bem como as boas práticas no ambiente escolar. “Nós precisamos reaprender as coisas que acabamos perdendo, como o respeito, a solidariedade e o amor ao próximo. Queremos resgatar a paz que as escolas tinham no passado”, finalizou.

O Epaz visa, ainda, fazer parcerias e cooperação técnica com agentes públicos e privados para fomentar a paz e a tolerância no ambiente escolar, por meio do diálogo e de práticas educativas. O programa foi criado pela Lei Nº 2.282/2017 originada do projeto da deputada estadual Marília Góes, que prevê a cultura de paz, prevenção da violência e a melhoria da convivência nas unidades educacionais por meio de um conjunto articulado de ações.

O Programa também cuida do grupo gestor das escolas. A iniciativa oferece cursos de formação para os professores atuarem como multiplicadores e facilitadores nos núcleos de mediação de conflitos, instalados nas instituições. Com um ambiente harmonioso, de paz e diálogo o processo de ensino-aprendizagem terá mais eficiência, proporcionando, inclusive, mais qualidade de vida no trabalho dos educadores.

 

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Ercih Macias/Seed e Marcelo Loureiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá