terça, 15 de maio de 2018 - 17:20h - 99
Curso de Elaboração de Projetos qualifica profissionais para captação de recursos
Capacitação atende profissionais e interessados em aprender mais sobre elaboração de projetos de audiovisual para que o Amapá se destaque na captação de recurso
Por: Henrique Borges
Foto: José Baía / Secom
Até a próxima sexta-feira, 18, os participantes vão aprender como captar recursos para as produções audiovisuais

O Núcleo de Produção Digital (NPD) Equinócio deu início ao Curso de Elaboração de Projetos. O evento está sendo realizado no Serviço Social do Comércio (Sesc/AP) do bairro Araxá, em Macapá, no período de 14 a 18 de maio, para os interessados em desenvolver projetos de produções audiovisuais, na intenção de gerar empregos e renda para o setor.

O segundo Edital de Produção Audiovisual vai contemplar recursos na ordem de R$ 12 milhões, através da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que gerencia recursos do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) e do Governo do Estado do Amapá (GEA), em contrapartida.

A convidada para ministrar a oficina de elaboração de projetos foi a agitadora cultural e produtora de cinema, Solange Lima. A cineasta baiana produziu filmes como “Tieta”, de Cacá Diegues, “O Jardim das Folhas Sagradas”, de Pola Ribeiro, e “Capitães da Areia”, de Cecília Amado. Para ela, o setor da cultura necessita de ações como essa. “O Amapá está mostrando como se faz, ao oportunizar os profissionais da área a uma qualificação. Com o curso, os participantes passarão a entender como acessar os recursos, que são muitos para produções nacionais”, afirma a cineasta.

A capacitação conta com participantes de todas as idades, entre adolescentes, jovens e adultos. A estudante Maressa Bruce, 17 anos, cursa comunicação visual e ressalta a importância dessa oportunidade. “Fiquei sabendo do curso através dos meus professores. É muito interessante; aqui podemos aprender mais sobre o segmento audiovisual e as possibilidades de mercado também”, revelou a adolescente.

O Sesc/AP firmou compromisso em contribuir com o espaço físico e suporte nas capacitações. A diretora de Cultura do órgão, Vânia Pena, afirma que essa é apenas a primeira das oficinas que acontecerão. “Vamos ter outras oficinas, além dessa. Temos o objetivo em comum, com o governo, do crescimento do audiovisual no Amapá”, reforça.

NPD Equinócio

Inaugurado em abril deste ano, o NPD Equinócio, funciona no prédio do Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, no Centro de Macapá. É fruto de uma articulação do governo do Estado junto ao Ministério da Cultura e tem o objetivo de aperfeiçoar o segmento audiovisual amapaense, disponibilizando um espaço adequado, com equipamentos de ponta para que os profissionais amapaenses possam usufruir e desenvolver as produções locais.

São três ilhas de edição, equipamentos modernos, como câmeras 4k, lentes, equipamentos de iluminação e áudio, além de computadores e softwares de edição que, a princípio, foram fornecidos de forma provisória pelo Ministério da Cultura. Somente após dois anos de atividade, estes equipamentos poderão ser doados em definitivo ao Estado, mediante avaliação quanto ao desempenho das produções.

A estrutura tem acesso livre para o aperfeiçoamento do segmento de audiovisual, formando profissionais de produção, roteiristas, diretores e editores de áudio e vídeo. Cursos do MedioTec voltados para o audiovisual, também serão implementados no NPD, ampliando as oportunidades para os jovens que têm interesse em atuar na área.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá