sexta, 15 de março de 2019 - 20:05h - 870
CIB aprova convênio para custear funcionamento do Instituto de Prevenção Hospital de Amor
O termo agora segue para assinatura do GEA e Fundação Pio XII, que administra o Hospital de Amor. Previsão é de que os atendimentos iniciem em maio.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues / Sesa
Convênio foi aprovado por unanimidade entre os secretários municipais durante reunião da CIB, nesta sexta-feira

Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta sexta-feira, 15, foi aprovado pelos secretários municipais de saúde dos 16 municípios, o convênio entre o Governo do Estado do Amapá (GEA) e o Hospital de Amor para custear o funcionamento do Instituto de Prevenção Hospital de Amor Macapá.

O termo agora segue para assinatura do GEA e Funadação Pio XII que administra o Hospital de Amor. O convênio prevê a manutenção do prédio, recursos humanos, exames, água, luz e internet. Quando estiver em funcionamento, a unidade terá custos fixos estabelecidos e variáveis, que dependerão do quantitativo de atendimentos que serão realizados.

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, ressaltou a importância da participação dos municípios no gerenciamento da saúde. “Temos a obrigação de trazer essa pauta aqui e estender para os secretários municipais. O Instituto de Prevenção foi uma conquista que iremos estender para a saúde primária através da unidade móvel”, explicou o gestor.

Na próxima semana o Instituto irá finalizar a contratação dos colaboradores que irão trabalhar na unidade. O Departamento Pessoal do Hospital de Amor recebeu mais de 27 mil currículos de interessados em atuar.

Os que foram considerados aptos passaram por prova objetiva, entrevista e agora aguardam a avaliação documental curricular que está sendo analisada por Barretos. Para os cargos, os salários variam de R$ 1,2 mil a R$ 3,8 mil. Antes de começar a atuação, o profissional contratado será submetido a treinamentos em Barretos (SP), seguindo aos protocolos de atendimento estabelecidos pelo Hospital de Amor. A previsão é de que os atendimentos à população iniciem em maio deste ano.

Instituto de Prevenção

O prédio do Instituto de Prevenção Hospital de Amor Macapá foi entregue no dia 16 de dezembro de 2018. Referência no tratamento e prevenção do câncer no Brasil, a unidade é a 11ª entregue no país e será administrada pelo Hospital de Amor através de um convênio com o Governo do Amapá que irá custear a manutenção e funcionamento do instituto.

Quando estiver em funcionamento, terá capacidade para realizar, diariamente, cerca de 60 exames de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos e, 60 exames de PCCU, também conhecido como Papanicolau, em mulheres de 25 a 64 anos, para a detecção de câncer de mama e colo de útero, considerados de maior incidência no Amapá.

O Instituto de Prevenção também conta com uma unidade móvel (carreta) que já se encontra no Estado, para percorrer todos os municípios. Ela terá a mesma capacidade de atendimentos diários que a unidade fixa. O fluxo de atendimento para os exames será estabelecido através de encaminhamento dos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá