Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de fevereiro de 2019 - 13:01h
Polícia Militar resgata história da Guarda Territorial para comemorar 75 anos
Corporação incluiu em sua história o período em que a segurança pública foi exercida pela Guarda Territorial, quando o Amapá ainda era Território Federal.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
A primeira comemoração com a mudança em referência à sua origem histórica, ocorreu nesta sexta-feira, 15

A Polícia Militar (PM/AP) incluiu nas comemorações de seu aniversário o período em que a segurança pública foi exercida pela Guarda Territorial, antes de o Amapá virar Estado, quando ele ainda era Território Federal. Com isso, a data de aniversário da corporação mudou de 26 de novembro, para 17 de fevereiro, por ser esse o dia em que a Guarda Territorial foi criada em 1944.

A primeira comemoração com a mudança em referência à sua origem histórica, ocorreu nesta sexta-feira, 15, no ginásio do Comando-Geral da PM/AP, em Macapá, com honrarias aos que fizeram e fazem parte da história das duas instituições. E ao invés de celebrar 44 anos, a PM/AP contabilizou os anos em que a Guarda Territorial atuou até ser criada a Polícia Militar em 1975. Dessa forma, a celebração foi para comemorar 75 anos de atuação das duas instituições em prol da segurança pública do Amapá.

A solenidade contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), Polícia Civil e Exército Brasileiro, como convidados de honra. Estas instituições também receberam honrarias pelo reconhecimento de diversas ações em parceria com a corporação.

Presente no evento, o vice-governador Jaime Nunes considerou que a Polícia Militar tem e merece o reconhecimento da população por zelar pela segurança pública e pelas causas sociais. “Atualmente temos duas escolas de gestão compartilhada entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Educação, além de seis projetos sociais diretamente coordenados pela corporação, o que demonstra o importante papel social que esta intuição tem na sociedade”, destacou.

Durante as homenagens foi lembrado que os precursores da Polícia Militar - os membros da Guarda Territorial - integraram a Federação Expedicionária Brasileira, responsável pela participação do Brasil ao lado dos aliados na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. “Nossa história é representada pela Guarda Territorial que foi o alicerce e fez a base para esta instituição ser aquilo que é hoje”, enalteceu o comandante-geral da PM/AP, coronel Rodolfo Pereira.

O mais velho integrante da Guarda Territorial, Lino Pires da Gama, 80 anos, foi um dos que participaram das comemorações. Ele começou a atuar na segurança pública do ex-Território Federal em 1963 e se sentiu honrado com a homenagem.

“Este evento me faz recordar a época quando entrei na polícia. Então é uma alegria tremenda estar recebendo esse reconhecimento”, comentou o ex-guarda territorial.

Honrarias

Durante a solenidade foram entregues diversas honrarias aos militares que compõe a PM/AP. Como parte da programação de aniversário foi entregue a “Taça Eficiência” ao campeão da 43ª edição dos Jogos Internos da Polícia Militar do Estado do Amapá.

Além da premiação, aconteceu a entrega do Certificado ao Policial Padrão; Medalha do Mérito Intelectual; Medalha “Mérito Forte São José”; Medalha do Mérito Tumucumaque e a entrega do Certificado de Conclusão do Curso de Comunicação Organizacional.

Um dos que receberam a medalha “Mérito Forte São José", honraria destinada a personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços a corporação, foi o subtenente Simão Júnior Pinto Ferro.

“É realmente uma honra fazer parte dessa valorosa história da Polícia Militar e poder contribuir sempre com o crescimento da instituição”, ressaltou o subtenente.

Mudança

Anteriormente o aniversário da corporação era comemorado no dia 26 de novembro, data de criação da PM/AP em 1975. Mas, em 2008, o Comando-Geral da Polícia Militar instituiu uma comissão de estudo para analisar a mudança de data.

A comissão resgatou documentos históricos e fragmentos da trajetória da PM/AP que mereciam ser ressaltados pela instituição, decidindo decretar o ano de 1944 como nascimento da corporação, tendo como precursora a Guarda Territorial.

A alteração foi feita através da Portaria nº 057 de 2018, publicada no Boletim Geral nº 147 de 13 de agosto de 2018.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá