sábado, 14 de dezembro de 2019 - 12:00h - 5509
Distrito do Sucuriju recebe água potável em ação do Governo do Amapá
Cerca de 400 pessoas são beneficiadas. Iniciativa tem o apoio do Exército Brasileiro.
Por: Gabriel Dias
Foto: Márcio Pinheiro
Ação busca atender as necessidades da comunidade que fica na costa do estado.

O Governo do Amapá iniciou neste sábado, 14, mais uma missão humanitária que vai levar água potável para cerca de 400 moradores do Distrito do Sucuriju, localizado no município de Amapá, na costa do estado.

Para atender a demanda, foi enviada uma balsa com capacidade de 100 mil litros de água – volume estimado pela Defesa Civil Estadual suficiente para abastecer as cisternas do distrito. A viagem até a comunidade deve durar mais de 24 horas.

“A água será entregue à associação comunitária que já tem definida a cota semanal para cada família. Assim eles conseguem economizar até que as chuvas cheguem”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Coelho.

A ação coordenada pela Defesa Civil Estadual conta com o apoio do Exército Brasileiro que realizou o transporte da água até o porto do Matapi em dois caminhões pipa. Em seguida a água foi transferida para a balsa cedida pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap).

Na primeira quinzena do mês de novembro, o Governo do Estado já havia realizado duas outras ações para levar água para o Sucuriju. Foram 98 mil litros na primeira ação e mais 100 mil litros na segunda.

O diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Valdinei Amanajás, esclarece ainda que a água enviada para a comunidade é de boa qualidade, inclusive, com laudo feito pela própria Defesa Civil.

Nova estrutura

A Caesa prepara a ampliação do sistema de armazenamento de água no Sucuriju. A companhia já desembarcou na localidade 15 caixas com capacidade para suportar 10 mil litros de água cada uma. Até fevereiro todo o sistema deverá estar concluído, aumentando em 300 mil litros a capacidade de armazenamento.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá