quinta, 14 de novembro de 2019 - 22:33h - 1463
Emprego à vista: bolsistas do Amapá Jovem são selecionados no Balcão de Oportunidades
Balcão de Oportunidades do Projeto Jovem Descolado é uma parceria do Governo do Estado do Amapá com o Sebrae.
Por: Anne Santos
Foto: José Baía
Evelyn e Gabriel participaram do Programa Jovem Descolado, uma parceria entre GEA e Sebrae e foram selecionados para entrevistas

Evelyn Aguiar, 22 anos, e Gabriel Aguiar, 18 anos, são irmãos e trilham juntos um sonho: transformar a realidade em que vivem se qualificando e conquistando espaço no mercado de trabalho.

Nesta quinta-feira, 14, deram mais um passo nessa caminhada participando do Balcão de Oportunidades do Jovem Descolado, um projeto que é uma parceria do Governo do Estado do Amapá (GEA) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No salão de eventos do Sebrae, 15 empresas estiveram presentes para conhecer os participantes e identificar possíveis colaboradores. Para a felicidade dos dois, foram selecionados para entrevistas de emprego.

E essa vontade de crescer na vida vem desde a infância, que não foi muito fácil. Ambos ajudavam a família nas vendas de verduras e legumes para garantir a renda da família.

“É um pouco difícil falar sobre isso, mas foi o trabalho informal que nos incentivou a conquistar os nossos sonhos. Agora estamos focados na nossa qualificação e em conseguir um emprego formal. O Amapá Jovem tem nos oportunizado com isso”, disse Evelyn.

Foi por meio do programa que chegaram ao Jovem Descolado. “É missão do Amapá Jovem oportunizar os nossos bolsistas com qualificação para que ingressem no mercado de trabalho ou desenvolvam o seu próprio negócio”, explicou o secretário Extraordinário de Políticas Para a Juventude, Pedro Filé.

Este foi o primeiro contato dos jovens com empresas formais. “Já tínhamos entregado currículo em vários lugares, mas não tivemos retorno. Hoje, conseguimos ter esse contato e vamos para a próxima etapa que é a seleção nas empresas”, comemorou Gabriel.

Perfil comunicador, inovador, responsabilidade e o comportamento durante as dinâmicas realizadas no Balcão de Oportunidades, foram as características identificadas nos irmãos, que chamaram atenção das empresas. “Estamos em busca do diferencial, sair do tradicionalismo e buscar pessoas inovadoras e proativas. Esses jovens aprenderam e desenvolveram exatamente os que precisamos”, afirmou Daianna Maia – analista de Recursos Humanos de uma empresa participante.

Além de Evelyn e Gabriel, outros jovens também passarão por testes de seleção nas empresas que participaram da ação, de acordo com o perfil e demanda de funções de cada uma.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

José Baía

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá