Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 13 de julho de 2020 - 16:36h
Hemoap oferece agendamento online durante 24h para facilitar doação de sangue 
Novo modelo garante maior agilidade e segurança diante da pandemia de covid-19.  
Por:
Foto: Janine Cruz
Agendamento on-line já está disponível.

A partir desta segunda, 13, o modelo de agendamento para doação de sangue no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) passa a ser online, durante 24h, pelo endereço eletrônico https://hemoap2.reservio.com/

A mudança garante mais agilidade ao processo, uma vez que o agendamento online diminui o tempo de espera do voluntário dentro do Hemoap. Além disso, traz maior segurança, já que uma das medidas de prevenção à covid-19 é evitar aglomerações.  

Para agendar a doação, é preciso entrar na página, efetuar o cadastro no sistema com os dados pessoais solicitados e criar uma senha de acesso. Depois, é só seguir as orientações e marcar o melhor dia e horário. As doações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. 

"Alguns doadores nos procuraram e solicitaram que o horário de agendamento fosse estendido, pois pelo WhatsApp estava limitado ao funcionamento do Hemoap. Após alguns levantamentos, implantamos esse novo modelo que permite a marcação a qualquer momento", explicou a diretora do HemoapRuimarisa Martins. 

O agendamento pelo site é uma nova alternativa, contudo, o Hemoap continua disponibilizando um canal de comunicação via WhatsApp para o doador sanar dúvidas e/ou solicitar informações. Elle funciona por meio do (96) 98811-0200,de 7h30 às 12h. 

Medidas preventivas 

Desde o lançamento das ações de prevenção e enfrentamento ao vírus pelo Governo do Estado, o Hemoap adotou algumas medidas de segurança como a triagem dos doadores passou a ser feita na portaria da recepção e ,ainda, há o reforço da higienização de portas, maçanetas e corrimões para evitar contaminação. 

Segurança na doação 

Caso o doador apresente sinais de gripe ou resfriado, o voluntário deverá realizar a doação 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Em caso de viagem para fora do estado nos últimos 30 dias, estarão aptos para doação após um mês da data de chegada. 

Os doadores que forem até o Hemoap não devem levar acompanhantes. E precisam reforçar as orientações de lavagem das mãos e higienização com álcool em gel ou sabão. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá