segunda, 13 de julho de 2020 - 21:42h - 2664
Estudantes do Amapá terão acesso à programação educativa pela TV Assembleia 
Conteúdos diários serão apresentados a partir do dia 15 de julho. O sinal da rede abrange toda a região metropolitana, que inclui Macapá, Santana e Mazagão. 
Por: Wellington Costa
Foto: Divulgação/Seed
A implementação do projeto é parte das iniciativas da Seed para reduzir os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial.

Os estudantes da rede estadual de ensino do Amapá contarão a partir da quarta-feira, 15, com programação educativa diária exibida pela televisão, por meio do canal da TV Assembleia, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O conteúdo também ficará disponível pelo Portal Aprendizagem em Casa 

A implementação do projeto é parte das iniciativas da Secretaria de Estado Educação (Seed) para reduzir os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial. 

A iniciativa é resultado de uma parceria entre Estado e Assembleia Legislativa (Alap) com o projeto Vamos Aprender, que disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.  

O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan AcademyMultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos. 

No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo. 

“A utilização da TV oportunizará o acesso a conteúdos e atividades educativas pela TV a milhares de estudantes amapaenses. A estratégia vem somar às já lançadas pela Secretaria de Educação diante do cenário de pandemia provocado pelo novo coronavírus, o que fez com que as  aulas presenciais fossem suspensas”, reforçou a secretária de Educação do Amapá, Goreth Sousa. 

 Como o conteúdo será exibido 

A programação exibida pelo canal da TV Assembleia (57.2) terá duração de 8 horas diárias, divididas por etapas da educação básica, da seguinte forma:

O Vamos Aprender foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco. 

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa, essa é mais uma iniciativa da Casa de Leis para amenizar os efeitos que o isolamento social tem provocado em toda a população, em especial aos alunos da rede pública de ensino.

“Todas as ações que possam minimizar os impactos da crise causada pela pandemia têm nosso apoio e a transmissão dessas aulas vai beneficiar diretamente milhares de estudantes amapaenses que agora podem retomar a rotina estudantil sem sair de casa”, resumiu. 

"Essa é uma estratégia que os municípios podem adotar neste momento que estamos vivendo, no qual as aulas estão suspensas em função da pandemia. A televisão tem um potencial muito grande: nos municípios maiores sabemos a força que tem e, nos municípios menores, muitas vezes é o veículo mais utilizado. Em meio ao isolamento social e suspensão das aulas presenciais, essa é uma maneira de criar momentos para que as crianças tenham uma rotina e continuem sendo estimuladas a aprender", comenta Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da Undime. 

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, destaca a importância de oferecer alternativas de ensino não presencial na pandemia:

“É um importante passo para que o ensino remoto alcance todos os estudantes, como aqueles que não têm acesso à internet. É importante que os alunos brasileiros continuem aprendendo e se desenvolvendo durante o isolamento social”, diz Mizne. 

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá