Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 13 de maio de 2021 - 13:57h
Governo do Amapá oferta vacina contra a covid-19 para grávidas e puérperas com comorbidades
Só estão aptas a receber a vacina pacientes com comorbidades declaradas através de laudo médico. A vacinação ocorre na sala de imunização do Hospital da Mulher Mãe Luzia.
Por:
Foto: Erich Macias/Secom

Grávidas e mulheres que deram à luz recentemente (puérperas) com comorbidades e que recebem atendimento no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) ou no ambulatório que acompanha pacientes com gestação de alto risco que funciona no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), podem procurar a sala de imunização do HMML para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Seguindo uma determinação do Plano Nacional de Imunização (PNI), as grávidas e puérperas estão recebendo a vacina Pfizer, fabricada pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com o laboratório alemão BionTech, com prazo de 12 semanas para a aplicação da segunda dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Internada há 3 dias na unidade após complicações em razão da pressão alta, a dona de casa Maciléia da Silva, de 35 anos, que está grávida de 36 semanas, foi uma das pacientes a ser imunizada contra a covid-19. Para ela a vacina é essencial para garantir tanto a sua segurança como a do seu bebê.

“Essa vacina não é importante só pra mim, mas também pra muitas outras mulheres que estão grávidas e têm comorbidades. As pessoas precisam procurar a vacina porque é para nossa saúde, não devemos brincar e aproveitar essa chance", comemorou.

As pacientes podem procurar a sala de imunização do HMML de segunda a sexta, no horário de 8h às 11h e de 13h às 16h. É necessário que tenham em mãos o documento de identificação, cartão do SUS e o laudo médico indicando a comorbidade.

Na quarta-feira, 12, o governador Waldez Góes acompanhou a distribuição de 3.510 doses da vacina Pfizer para os municípios de Macapá e Santana continuarem o cronograma de imunização. A entrega ocorreu na Unidade de Imunobiológicos do Estado. Com essa remessa, o Estado chega a mais de 200 mil doses distribuídas para os 16 municípios.

Waldez Góes enfatizou que o Estado possui estrutura para o armazenamento e logística de transporte para a vacina, e reiterou que ainda articula junto às entidades responsáveis para a aquisição de mais três tipos de vacinas (Sputnik V, Butanvac e Janssen).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá