segunda, 13 de janeiro de 2020 - 12:15h - 1243
Oportunidade: Centro estadual abre inscrições para 435 vagas para curso de língua francesa
São 435 vagas ofertadas para cursos de níveis básico e intermediário. Inscrições iniciam dia 18 de janeiro pela internet.
Por: Wellington Costa
Foto: Divulgação/Seed
Os cursos são totalmente gratuitos para a comunidade.

O Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand abriu inscrições para o processo seletivo que oferta 435 vagas em cursos de francês nas modalidades básico e intermediário. As inscrições encerram no dia 28 de janeiro e são feitas somente pelo site www.processoseletivo.ap.gov.br, onde também está disponível o edital do certame. Os candidatos aprovados iniciarão as aulas em março. Os cursos são totalmente gratuitos para a comunidade.

Inscrições

O candidato deve acessar a página do Processo Seletivo e preencher a ficha de inscrição, informando deus dados pessoais como números do registro geral e CPF, além da certificação de escolaridade.

Cursos Ofertados

São ofertadas três modalidades de cursos de língua francesa: Francês Básico 1, Francês Básico 2 e Francês Intermediário 1. Cada um dos cursos tem carga horária de 160 horas na modalidade presencial e anual.

Perfil dos candidatos

Francês Básico 1: Idade igual ou superior a 18 anos que esteja cursando ou que tenha concluído o Ensino Médio. Não é exigido conhecimento da língua francesa.

Francês Básico 2 e Francês Intermediário 1:  idade igual ou superior a 18 anos que esteja cursando ou que tenha concluído o Ensino Médio. Os candidatos a estes cursos deverão ter conhecimento de Língua Francesa nas quatro competências (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita), além de ser aprovado no Teste de Acesso para ingresso no curso.

Do sistema de classificação

Para o curso de Francês Básico 1, estarão automaticamente classificados os 240 primeiros inscritos, obedecendo a ordem de inscrição no site do Processo Seletivo, e deverão efetivar suas matriculas desde que atendam as documentações exigidas no edital.

Todos os candidatos inscritos para os cursos Francês Básico 2 e Francês Intermediário 1 serão submetidos ao Teste de Acesso, a ser aplicado no dia 07 de fevereiro. O conteúdo programático está listado no anexo do edital do certame.

Divulgação dos resultados

Os resultados parciais e final serão divulgados nos sites do Processo Seletivo e da Secretaria de Educação, www.seed.ap.gov.br, e fixados no quadro de avisos do Centro Danielle Mitterrand de acordo com as seguintes datas:

  • 30 a 31 de janeiro: resultado final do curso de Francês Básico 1, e resultado parcial dos cursos de Francês Básico 2 e Intermediário 1;
  • 12 a 16 de fevereiro: resultado final dos cursos de Francês Básico 2 e Intermediário 1.

Matrículas

As matrículas ocorrem na secretaria do Centro Danielle Mitterrand nos horários de 8h30 às 11 e das 14h às 17h, de acordo com as modalidades:

  • 10 a 12 de fevereiro: classificados para o curso de Francês Básico 1;
  • 17 a 19 de fevereiro: classificados para os cursos de Francês Básico 2 e Intermediário 1.

Em caso de não preenchimento das vagas, será realizada a 2ª chamada no dia 20 de fevereiro, sendo publicada no site www.processoseletivo.ap.gov.br e da Seed, até o limite de vagas previstas no edital. A matrícula da segunda chamada será nos dias 21 e 27 de fevereiro.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá