sexta, 14 de janeiro de 2022 - 10:25h - 5804
Governo e CBF assinam ordem de serviço para construção de Centro de Futebol
Aproximadamente R$ 70 milhões serão investidos em infraestrutura para projetos de desporto no Amapá.
Por: Nathacha Dantas
Foto: Marcio Pinheiro
O Centro será um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais.

Nesta quinta-feira, 13, aconteceu no Palácio do Setentrião, a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol. O evento foi presidido pelo governador Waldez Góes e contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

A cerimônia reuniu representantes dos clubes e ligas de futebol; representantes da CBF, o presidente da da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Roberto Góes ; os senadores da república Davi Alcolumbre e Lucas Barreto e a imprensa amapaense.

A construção do centro tem o prazo de execução da obra de seis meses com recursos provenientes por meio da parceria entre CBF, Fifa e apoio do Governo do Estado e da bancada federal. Será um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais, norteados pela Confederação e pela FAF.

“Será uma estrutura dedicada à formação de jovens talentos com condições de altíssimo nível, com um gramado de futebol em padrão Fifa, que será utilizado pela Federação para as competições. Tenho convicção que esse centro será um instrumento para descoberta de talentos do futebol amapaense e estaremos juntos trabalhando por um futebol cada vez mais democrático e forte, em cada canto do Brasil”, afirmou Ednaldo Rodrigues.

O governador Waldez parabenizou o nível de organização e engajamento dos clubes, das ligas, da FAF e o apoio da CBF.

“Está sendo materializada a atuação e a presença orgânica da CBF no Amapá com a construção desse Centro. Reafirmamos nossos compromissos com o esporte amapaense, prestando total apoio no cumprimento do calendário de jogos no estado, renovando sonhos de milhares de atletas amapaenses. É necessário valorizar e apoiar iniciativas como essa, em respeito a história do futebol amapaense”, disse Góes.

Na oportunidade, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, presenteou as autoridades com uma camisa oficial da Seleção Brasileira e apresentou a maquete da obra.

O governador Waldez agradeceu o presente e ressaltou que graças a articulação dos agentes políticos, estão sendo investidos aproximadamente R$ 70 milhões só em infraestrutura para outros projetos de desporto.

“Os senadores Davi e Lucas possuem familiaridade com o desporto e juntamente com o Roberto, há décadas lutam pelo desenvolvimento do esporte amapaense. Os valores de investimentos para a prática das modalidades do esporte estão em pleno vapor, a exemplo da reforma do Glicério Marques e das arenas de grama sintética que foram empenhadas ainda na gestão de Roberto Góes, como deputado federal. Apesar de tantos desafios impostos pela pandemia, todas as áreas estão sendo atendidas, nenhuma tem ficado para trás”, afirmou o governador.

O Governo do Amapá também está garantindo investimentos em atletas amapaenses nas mais diversas áreas através do Bolsa Esporte.

 

Instalações

O Centro de Desenvolvimento do Futebol será construído no bairro Marabaixo. Tendo como principais atividades os projetos sociais, cursos, workshops e competições.

  • Campo de futebol com gramado sintético 105x68m (medidas oficiais) - padrão FIFA Quality
  • 2 Vestiários para equipes contendo vestiário do técnico individualizado
  • 2 Vestiários para arbitragem
  • Sala médica
  • Banheiros para Público
  • Arquibancada Verde com 480 assentos
  • Salas da administração da FAF
  • Estacionamento para 3 ônibus e 40 carros
  • Portaria
  • Depósito
  • Concessão de Comidas & Bebidas

A construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol faz parte do contrato firmado entre a FIFA e a CBF denominado “Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™”, que tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá