quinta, 12 de setembro de 2019 - 17:53h - 1492
Governo destina tendas e barracas para o tradicional Festival do Abacaxi
Evento será de 13 a 15 de setembro, na área do balneário de Porto Grande, com shows, venda de alimentos, artesanato e manualidades.
Por: João Clésio
Foto: Phellipe Gomes
Estrutura de tendas e barracas, cedidas pelo governo, serão montadas no entorno do balneário do município de Porto Grande

Uma grande estrutura com 50 barracas e 3 tendas foi cedida pelo Governo do Amapá para abrigar artesãos e empreendedores populares na 27ª edição do Festival do Abacaxi, na área do entorno do balneário de Porto de Grande, na região Centro-Oeste do estado. O evento será de 13 a 15 de setembro.

O festival atrai todos os anos milhares de pessoas e é aguardado com expectativa pela população local, turistas e empreendedores. A maioria das iguarias apresentadas no evento é feita à base do abacaxi, como bolos, tortas, geleias, doces, sucos, bebidas, cocadas e outros pratos que levam a fruta.

Este ano, a prefeitura de Porto Grande solicitou apoio do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Desde o início da semana, os técnicos da Sete estão no município acompanhando a montagem da estrutura e orientando os vendedores de alimentos, bebidas, artesanato e manualidades.

Do total de 50 barracas, sete vão abrigar artesãos da Associação de Artesãos e Empreendedores Individuais da Beira Rio (Amicro-Beira Rio), de Macapá, uma será para artesãos da Mazagão Arte e duas para grupos econômicos solidários. A secretaria do Trabalho ficou responsável pela aplicação da Pesquisa de Comercialização, o transporte por meio do caminhão baú das peças de artesãos da capital e de Mazagão até Porto Grande, apoio logístico aos segmentos que vão comercializar os produtos no Festival do Abacaxi, e na organização dos espaços.

“O Governo do Amapá levou para Porto Grande toda a sua estrutura de tendas e barracas, para atender a um grande festival. Os três dias de festa vão permitir aos empreendedores uma renda extra e a geração de emprego temporário”, avaliou Reinaldo Figueira, gerente do Núcleo de Apoio ao Microempreendedor da Sete.

As 50 barracas (3mx3m) e 3 tendas (6mx6m) foram adquiridas pelo governo, por meio de recursos do Fundo de Apoio ao Microempreendedor e ao Desenvolvimento do Artesanato do Amapá (Fundmicro), via Agência de Fomento do Amapá (Afap). O projeto foi apresentado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo e aprovado em 2017, pelo Conselho Diretor do Fundo de Apoio ao Microempreendedor e ao Desenvolvimento do Artesanato do Amapá (Condmicro). A compra da estrutura reduziu os gastos do governo com aluguel para montagem de feiras itinerantes e outras atividades que envolvem a comercialização de produtos e apoio institucional.

O 27º Festival do Abacaxi tem como atrações principais a banda Cabaré do Brega, Manu e Márcia Fellipe.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá