Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 12 de setembro de 2019 - 19:41h
Amapá tem queda de quase 20% nos crimes de mortes em 2019
Resultado positivo é atribuído a investimentos do Governo do Amapá no setor, e a ações integradas entre as polícias.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Segurança Pública no Amapá conta com mais de R$ 126 milhões em recursos para fortalecimento do setor em várias frentes

O Amapá registrou queda em todos os indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), em mais de oito meses. Na comparação apresentada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), a redução é de 19,91% no número de latrocínios, homicídios e lesão corporal seguida de morte, entre os anos de 2018 e 2019. 

O relatório parcial, com dados até o dia 10 de setembro, registra o total de 231 crimes em 2018 contra 185 neste ano, no mesmo período, em todo o estado.  

Por modalidade de crime, foram 193 homicídios em 2018, para 163 este ano. Uma redução de 16,06%. Os casos de latrocínio - roubo seguido de morte - tiveram redução de 16,67%. 

O estado teve ainda menos pessoas mortas por lesão corporal. Foram 11 registros este ano contra 24 no ano passado. Isso representa 13 casos a menos, e 54,17% de redução em percentual. Somente os casos de feminicídios não apresentaram variação. Foram dois casos em cada ano. 

Ainda segundo o levantamento, os dois maiores municípios do Amapá aparecem com 30% de queda nos índices de crimes violentos e letais. Em Macapá são 151 mortes em 2018 contra 105 em 2019 e; Santana, 50 mortes em 2018 ante 35 em 2019. 

Os índices positivos são apontados pelo gestor da pasta como resultado da integração das ações preventivas e repressivas, com aparato de órgãos estaduais, federais e fiscalizadores. 

“Temos no eixo do Estado toda a Polícia Militar, Polícia Civil e as inteligências, com integração do Ministério Público, Poder Judiciário e a Polícia Federal. A Polícia Civil fazendo várias operações, o próprio MP realizando ações, a PM, todo o fim de semana, fazendo incursões em locais identificados com os maiores índices de crimes. A prevenção está fortalecida e a repressão qualificada”, falou o secretário de Segurança Pública, coronel Carlos Souza. 

Também este ano, a Segurança Pública passou a contar com significativo reforço na reestruturação de suas forças policiais, com a aplicação de mais de R$ 126 milhões em investimentos no setor, articulados em conjunto pelo Executivo Estadual, deputados federais e senadores amapaenses, no Governo Federal. 

Com a verba, Macapá e Santana receberão complexos estruturais importantes para a ampliação e melhoria das atividades das corporações. Quinze obras, entre quartéis da PM e Corpo de Bombeiros, sede da Polícia Técnico-Científica, píer, batalhões e delegacia, já estão em execução. Outras duas obras estão em processo de licitação. 

Além disso, armamentos, equipamentos e transportes também já foram repassados e muitos outros benefícios estão sendo encaminhados. Para o coronel Souza, os resultados previstos para 2020 são ainda mais positivos. 

“Esperamos fechar 2019 com quase 26% de redução de crimes, porque as políticas ainda estão sendo aplicadas. Em 2020, esse trabalho será ainda mais forte, visto que todo esse aparato estará pronto e à disposição do sistema de segurança. Crime organizado no Amapá não tem vida fácil. O governo tem a segurança como uma prioridade”, finalizou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá