Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 23 de maio de 2017 - 10:30h
Promessas da natação amapaense se destacam em competição no Amazonas
Os dois adolescentes participam do projeto Peixinhos Voadores e já despontam como promessas para o futuro do esporte no Amapá.
Por:
Foto: Bia Reis/SECOM
Dominique conquistou duas medalhas e Paulo Guilherme comemoram a boa participação no Leônidas Marques

Duas jovens promessas da natação amapaense participaram do XXIII Troféu Leônidas Marques de Natação, principal competição do Norte do país, que aconteceu em Manaus (AM), nos dias 19 e 20 de maio. Dominique Tavares, 15 anos, e Paulo Guilherme Macedo, 16 anos, que são alunos do Projeto Peixinhos Voadores, voltaram da capital amazonense com duas medalhas e uma boa participação no torneio.

As medalhas foram conquistadas por Dominique Tavares, que ficou em 2° lugar nos 200 metros de nado livre e em 3° lugar no nado borboleta. O adolescente está há três anos no Peixinhos Voadores. Para ele, a dedicação aos treinos foi fundamental para a conquista. “Foram muitas horas de treinos. Além disso, a alimentação também conta muito para este esporte”, revelou. A jovem promessa disse ainda que o projeto acrescentou muita coisa na vida dele. “A responsabilidade foi uma dessas coisas. Vir pra cá todos os dias para treinar, sentir a emoção de todo dia pular e fazer aquilo que você gosta de fazer, é sensacional”, descreveu.

Peixinhos Voadores

As atividades do Projeto Peixinhos Voadores iniciaram no dia 19 de abril de 2002. Está dentro da grade de projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar do Amapá e tem como principal objetivo preparar cidadãos.

O coordenador, Sebastião Mota, define o projeto como uma grande família, por onde já passaram mais de 16 mil crianças e adolescentes em 15 anos de atividades. “Já estamos colhendo os frutos deste trabalho”, comemora.

Mota demostrou satisfação ao falar do resultado dos dois garotos. “Se trata de uma competição difícil. São mais de 400 atletas de vários estados e você voltar trazendo um segundo e terceiro lugar, é motivo de orgulho”, alegrou-se.

O treinador da equipe, Rômulo Costa, destacou o trabalho realizado para que os garotos pudessem chegar à competição em condições de brigar pelas primeiras colocações. “Foram dois anos de muito trabalho, que exigiu dos meninos dedicação e muito treinamento”, completou. Ele ressaltou ainda que há dez anos o Amapá não participava do Troféu Leônidas Marques. “Na última vez, o Estado não conseguiu um bom resultado. Agora, a gente foi com dois atletas e conseguimos uma prata e um bronze, o que nos faz acreditar que podemos ir mais longe”, ressaltou.

Outra jovem promessa, Paulo Guilherme Macedo, teve sua primeira experiência em competições fora do Estado. Ele falou sobre a emoção de participar do torneio e que isso o motiva a se dedicar mais para novas provas. “Essa primeira competição serviu de experiência e vai ajudar a melhorar meu nível e assim conquistar medalhas nas próximas”, disse.

Minéia Macedo, avó de Paulo Guilherme e da irmã dele, que também participa do Peixinhos Voadores, reconhece a importância das atividades desenvolvidas pelo projeto. “Aqui, eles estão praticando um exercício, ocupam a mente, gastam energia e isso é bom para eles, para a família e para a instituição a qual eles representam”, acrescenta.

Passada a competição, os jovens já pensam nas próximas disputas: os dois devem participar do estadual que acontece no fim deste mês. Eles também irão representar o Amapá, em agosto, na Taça Governo do Estado de Sergipe, em Aracaju. E, em setembro, deverão participar da competição mais importante do ano para eles: o Torneio Norte/Nordeste Walter Figueiredo, em João Pessoa (PB).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá