terça, 13 de março de 2018 - 15:44h - 1844
Começam as atividades formativas do Programa Amapá Jovem
Atividades acontecem de segunda a sexta, duas ou três vezes por semana pela manhã e à tarde, nas instituições parcerias do programa.
Por: Iracilda Tavares
Foto: Maicon Nunes/Sejuv
Aula de capoeira no projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade I, Zona Norte de Macapá

Mais de 5 mil jovens que se inscreveram em alguma atividade de formação do Programa Amapá Jovem, devem comparecer às aulas que iniciou nesta segunda-feira, 12, nos polos e núcleos espalhados em Macapá, Santana e demais municípios. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, duas ou três vezes por semana pela manhã e à tarde, com quatro ou duas horas de duração.

Dos 6.712 aguardados, já foram inscritos nas ocupações, 5.018 jovens, até o prazo de inscrição, encerrado na última sexta-feira, 9. Esses jovens devem se apresentar nas instituições de ensino onde participará da atividade, com documento de identificação e comprovante de inscrição em mãos.

São ofertadas cerca de 600 ocupações destinadas aos jovens de diferentes cidades do Amapá. São cursos de cidadão digital, oficina de violão e cinema, rede social, ilustrador, arbitragem, locução esportiva, empreendedorismo, tecnologia da educação, informática, maquiagem, panificação, artesanato, aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.

Além dos cursos profissionalizantes, os alunos também participam de projetos sociais como o Cidadão Mirim e Peixinhos Voadores e, ainda, práticas esportivas de futebol, natação, vôlei, basquete, futsal, capoeira e muito mais.

“Os jovens que escolheram a ocupação de sua preferência, agora precisam participar assiduamente das aulas para garantir a permanência no programa e receber os benefícios e oportunidades ofertadas”, reforçou a secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Joelma Santos.

Nessa fase, estão envolvidas mais de 20 secretarias estaduais, parceiras do Amapá Jovem, responsáveis pela execução das atividades do primeiro semestre, entre as quais, a Polícia Militar (PM/AP), Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), Delegacia-Geral de Polícia Civil (DGPC), Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP). 

Em Macapá, os polos e núcleos de atendimentos, estão divididos em quatro zonas: sul, norte, leste e oeste da cidade. As instruções estão sendo realizadas nas escolas estaduais, batalhões da Polícia Militar, grupamentos do Corpo de Bombeiros, centros comunitários e centros didáticos dos municípios.

Cadastro contínuo

As inscrições para ser beneficiário do Amapá Jovem são contínuas. Ou seja, estão abertas a qualquer tempo. Quem ainda não se inscreveu, pode se dirigir a uma unidade Super Fácil ou acessar o portal da juventude para fazer o seu cadastro. O candidato passará por todo processo que os 6.712 habilitados passaram, como a entrega de documentos e análise do perfil socioeconômico, para que possa se inscrever nas atividades formativas e receber o auxílio financeiro de R$ 120, uniformes e passe livre escolar.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá