sexta, 12 de fevereiro de 2021 - 11:04h - 806
Material lúdico reforça atendimento psicológico para crianças no CRDT
Objetos são utilizados como estratégia de atendimento aos pequenos com doenças dermatológicas.
Por: Janine Cruz
Foto: Arquivo CRDT/Sesa
As brincadeiras auxiliam o psicólogo a analisar o comportamento dos pacientes infantis.

A Sala de Psicologia do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) recebeu materiais lúdicos para reforçar o tratamento psicológico de crianças com doenças dermatológicas. Os objetos são utilizados como estratégia de atendimento que inclui desenhar, pintar, jogar e brincar para favorecer uma melhor interação com o paciente e qualificar o tratamento.

Utilizar jogos de tabuleiro, bichinhos de pelúcia, famílias de bonecos terapêuticos, fantoches , papel e lápis contribui, pois as brincadeiras incentivam a expressão espontânea e auxiliam o psicólogo a analisar o comportamento dos pequenos. A psicóloga do CRDT, Anelise Melo, explicou o que muda quando é possível inserir o lúdico como ferramenta no tratamento infantil.

"O trabalho com crianças precisa ser diferenciado, até mesmo para facilitar a comunicação com elas. E o ambiente lúdico faz a criança se sentir mais confortável para expor o que ela sente. Desde que começamos já é possível perceber a evolução dos nossos pacientes", declarou Anelise.

O atendimento psicológico no CRDT é exclusivo para pacientes com doenças dermatológicas como a hanseníase, alopecia e outras. O serviço já chegou a atender mais de 350 pacientes entre adultos e crianças. Atualmente, devido a pandemia de covid-19, apenas seis crianças fazem o acompanhamento com a psicóloga. O retorno das atividades acontece de forma gradativa e seguindo todas as medidas de prevenção contra o novo cornavírus. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá