quinta, 12 de janeiro de 2023 - 17:20h
Forças de Segurança Pública do Amapá realizam ação conjunta no Iapen contra o crime organizado
A operação integrada resultou na apreensão de 27 celulares, que foram entregues para investigação.
Por: Marcelle Corrêa
Foto: Maksuel Martins/ Secom
Ação aconteceu nesta segunda, 12.

As Forças de Segurança Pública do Amapá apreenderam 27 celulares durante uma revista de rotina no Pavilhão F1 do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), na manhã desta quinta-feira (12). Um dos objetivos da ação é chegar ao envolvimento de detentos que, supostamente, coordenaram os homicídios, com características de execução, registrados nos últimos dias em Macapá e Santana.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) irá investigar os conteúdos disponíveis nos aparelhos. Além da revista realizada no Iapen, o Governo adotou outras estratégias contra o crime organizado, como o policiamento ostensivo, o aumento do efetivo de policiais militares nas ruas e avenidas da Região Metropolitana de Macapá, além de barreiras e incursões em pontos estratégicos.

"Essa é a resposta que a Segurança Pública dá para o cidadão, que merece viver em paz no nosso estado", detalha o gestor interino da Sejusp, José Mont'Alverne.

De acordo com o secretário da SEJUSP, a ação integrada também busca dar suporte e apoio às equipes de intervenção da penitenciária.

"Nosso Setor de Inteligência teve informações que alguns acontecimentos recentes tiveram ordens emanadas aqui do Iapen. Fizemos uma revista no pavilhão F1 em busca de aparelhos celulares para tentar desmobilizar qualquer tipo de tentativa de tumulto ou conflito dentro e fora da penitenciária", finalizou Mont'Alverne.

Participaram da Força Tarefa da Segurança Pública, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, Canil do Bope, Polícia Civil, através da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Polícia Penal, Grupo Tático Prisional (GTP) e Grupo Tático Aéreo (GTA).