segunda, 11 de novembro de 2019 - 22:32h
Com apoio do Estado, obras de conclusão do cine teatro de Santana são lançadas
O Cine Teatro Municipal Sílvio Romero será reformado, ampliado e adaptado, com previsão de entrega para sete meses.
Foto: Márcio Pinheiro
Ordem de serviço foi entregue durante cerimônia em Santana

A ordem de serviço para as obras de reforma, ampliação e adaptação do Cine Teatro Municipal Sílvio Romero foi entregue nesta segunda-feira, 11, em Santana. O espaço foi projetado para ser o palco principal das manifestações artísticas e culturais do município. O governador do Amapá em exercício, Jaime Nunes, esteve na cerimônia que aconteceu ao lado do futuro cine teatro, na cidade localizada a 17 quilômetros da capital.

A obra terá um valor aproximado de R$ 7,3 milhões, sendo R$ 6 milhões por meio da articulação do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e R$ 1,3 milhão em contrapartida do Governo do Amapá. A Prefeitura de Santana investe R$ 13 mil no projeto.

Previsto para ser entregue em sete meses, o prédio será composto por auditório principal com palco para espetáculos e cinema, com capacidade para 450 pessoas; sala para espetáculos menores, com capacidade para 100 pessoas; camarins; salas para oficinas e sala para ensino de instrumentos musicais; além de elevador para pessoas com necessidades especiais.

Em seu discurso, Jaime Nunes ressaltou que Santana é uma cidade com fortes expressões culturais. Para ele, a união entre bancada parlamentar, Estado e prefeitura foi fundamental para possibilitar a reforma do cine teatro.

O governador em exercício acrescentou que as obras devem gerar emprego e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico do município. "O cine teatro será um prédio moderno e dinâmico. Ele será o novo polo cultural de Santana, valorizando os artistas e os diversos segmentos. Com isso, quem ganha é a população santanense”, acrescentou.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, destacou as parcerias que possibilitarão o início das obras do cine teatro. "A união e o diálogo tornaram este momento possível. Santana avança rumo à geração de emprego e ao desenvolvimento econômico", afirmou.

O nome do cine teatro homenageia o artista santanense Sílvio Romero, falecido em 2011.

O espaço

O Cine Teatro Municipal de Santana será a principal estrutura do município para o fomento da arte e da cultura, além de qualificação profissional e realização de projetos sociais para a população da cidade, em torno de 115 mil habitantes.

O espaço vai permitir a realização de eventos culturais, exibição de filmes e as mais diversas expressões, como música, dança e artes cênicas. O teatro é uma ferramenta de consolidação de políticas públicas para o setor cultural e atende a uma antiga reivindicação de entidades e organizações ligadas ao segmento.

A cerimônia incluiu apresentações culturais, artísticas e comercialização de artesanatos.

Créditos:

Márcio Pinheiro