quarta, 11 de outubro de 2017 - 14:48h
Escola Serafini Costaperária é vencedora estadual do Prêmio Gestão Escolar
Iniciativa é do Conselho Nacional de Secretários de Educação em parceria com o Ministério da Educação e governos estaduais.
Foto: Ruan Alves

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nesta quarta-feira, 11, o resultado da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017. A vencedora da seletiva foi a Escola Estadual Serafini Costaperária, de Macapá, que recebe o título de Escola Referência 2017. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Santa Maria, também da capital e, em terceiro, a Escola Municipal Goiás.

O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e governos estaduais. A escola Serafini Costaperária está localizada no bairro Jardim Felicidade II, Zona Norte da capital, conta com pouco mais de 600 alunos, matriculados no Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. A escola, agora, vai representar o Amapá na etapa regional, marcada para os dias 19 e 20, em Rio Branco, no Acre.

“Acreditamos nessas crianças, não é porque é escola pública que não vamos deixar de oferecer uma educação de qualidade”, disse a gestora escolar Sara Trindade.

Das 35 escolas do Amapá que se inscreveram para participar do PGE 2017, apenas 12 concluíram todo o processo. A primeira fase se deu com o preenchimento de um questionário pela internet. Na segunda etapa, a equipe avaliadora analisou todos os documentos apresentados, e três escolas foram selecionadas para visitas realizadas pela comissão avaliadora.

O prêmio

O prêmio Gestão Escolar tem como objetivo contribuir para a garantia de uma educação pública com qualidade, por meio do fomento da auto avaliação e da intervenção nos processos de gestão, assim como incentivar o aprimoramento dos processos de gestão das escolas públicas, reconhecendo boas práticas, e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores.

Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do prêmio e ao inscrever-se a escola e sua comunidade entram num processo que propicia olhar com critérios e dimensões bem definidas os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes. O preenchimento das informações constitui-se numa ação participativa de autoanálise que exige tomada de decisões, independentemente da escola ser ou não premiada; portanto, participar já é uma ação educativa para todos os envolvidos.