Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 11 de setembro de 2017 - 20:40h
Aniversário de 71 anos da Rádio Difusora de Macapá terá programação especial
Emissora transmite ao vivo a sua programação via internet através do aplicativo e Facebook.
Por: Weverton Façanha

Há exatos 71 anos, no dia 11 de setembro de 1946, a Rádio Difusora de Macapá (RDM) AM 630, iniciava sua história no Amapá. Hoje, conhecida como a “Rádio do Povo”, a emissora mostra-se cada vez mais forte e segue a tendência do mundo digital. A data será marcada com um jantar, oferecido pela direção da emissora aos funcionários, nesta terça-feira, 12. Também está sendo montada uma grande programação, que ocorrerá no dia 30 para comemorar mais um aniversário da rádio mais antiga do Estado em atividade.

Segundo o diretor-presidente da RDM, jornalista Roberto Gato, a intenção é, com o evento do dia 30, aproximar, ainda mais, a comunidade da emissora. “Nós temos um público que gosta de estar próximo à emissora. Por isso, optamos em realizar uma programação diretamente com a participação dos nossos ouvintes”, declarou.

A programação será realizada em frente ao prédio da rádio, na Rua Cândido Mendes, s/n, Centro. Para isso, será montado um palco onde ocorrerão as apresentações de shows artísticos, sorteio de brindes e transmissão ao vivo pela Difusora.  

Uma inovação que a RDM vem apresentando ao público é o acesso direto via internet. Além do aplicativo, utilizado desde 2015, a emissora passou a transmitir seus programas em tempo real pelo Facebook. Agora, além de ouvir, as pessoas também podem assistir ao que acontece no estúdio durante a transmissão, através da página da Difusora na rede social.

“Não podemos abrir mão do uso das ferramentas atuais, pois temos que alcançar um público mais jovem, algo que até pouco tempo atrás não tínhamos acesso. Mas hoje essa realidade é outra”, enfatizou o diretor-presidente Roberto Gato.

Seguindo a dinâmica de usar as redes sociais para alcançar novo público, a rádio iniciou o programa “Qual o papo?”, apresentado pelo jovem Roberto Junior, que vai ao ar todas as sextas, das 22h à 00h. O programa se diferencia entre os demais, pois, em sua apresentação, o locutor conversa diretamente com os ouvintes através da internet.

“O mundo é muito dinâmico e temos que sempre estar focados em novas ideias e essa é a proposta de usar as redes sociais durante o programa, algo que está dando muito certo”, disse o apresentador Roberto Jr.

A atual administração também investiu na melhoria da transmissão do sinal da Rádio Difusora. O parque de transmissão da emissora recebeu, nos últimos dois anos, uma série de reparos, principalmente no aterramento da torre, onde foram colocados 120 cabos de cobre. Os equipamentos equalizadores do sinal de Ondas Tropicais (OT) foram trocados, dando maior expansão ao sinal. Com a troca de outros elementos no parque, prevista para os próximos meses, a RDM poderá ser ouvida nos locais mais distantes do Amapá e fora dele, como o vizinho Estado do Pará.

Mesmo com as mudanças no amplo campo da comunicação, com o advento das rádios FMs e internet, a emissora vem mantendo seu objetivo, que é informar aos ouvintes mais longínquos, servindo, muitas vezes, de porta-voz entre comunidade e gestão governamental.   

História

A Rádio Difusora de Macapá foi a primeira emissora de rádio do Amapá. A ZYE 2 foi fundada em 11 de setembro de 1946 e pertencia ao Governo do Território Federal do Amapá. Em 1978, foi desativada e cedida para a Radiobrás. Nesse ano, o nome da emissora foi transformado para Rádio Nacional de Macapá. Em 1988, no mesmo ano de criação do Estado do Amapá, a emissora é comprada pelo governo estadual e volta a se chamar Rádio Difusora. Opera, atualmente, na frequência 630 kHz (Onda Média ou Amplitude Modulada) e 4915 kHz (Onda Tropical).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá