No primeiro trimestre de 2022, o Governo do Estado investiu mais de R$ 4 milhões no Programa de Tratamento Fora Domicílio (PTFD), o que possibilitou emissão de passagens, ajuda de custo, complementação financeira e moradia para pacientes que precisam de tratamento de saúde fora do Amapá.
O programa assegura aos usuários a realização de consultas, exames e procedimentos para casos clínicos que necessitam de especialidades que ainda não são ofertadas no estado, e estes são encaminhados para outras unidades do país que fazem parte do SUS.
Segundo o relatório da Central de Regulação do Estado, sede administrativa do PTFD, durante os 3 primeiros meses de 2022, o programa realizou 4.340 mil atendimentos, nas formas remota e presencial.
Durante os meses de janeiro, fevereiro e março, foram emitidas 2.107 passagens e disponibilizados mais de R$ 540 mil em ajuda de custo, que é uma complementação financeira e moradia na casa de apoio localizada em Belém, no Pará.
“A casa de apoio recebeu, de forma rotativa, 356 pacientes durante o trimestre. As principais demandas foram das especialidades de oncologia, otorrinolaringologia e hematologia”, completou o gerente do PTFD, Francisco Cardoso.
Atendimento presencial
As unidades de Macapá atendem de segunda a terça-feira, das 8h às 12h, efetuando consultas de processo e para liberação de ajuda de custo, e demais orientações acerca do programa. Em Santana o atendimento é feito quinzenalmente.
Canais de comunicação