terça, 11 de agosto de 2020 - 17:30h - 938
Assistência em saúde e monitoramento de casos possibilitam redução de risco de covid-19 no Amapá
Comitê Científico do Governo do Estado atualizou na segunda-feira, 10, o relatório epidemiológico em relação a pandemia.
Por: Jorge Abreu
Foto: Márcio Pinheiro
Relatório epidemiológico mais atualizado foi apresentado na segunda-feira, 10.

A assistência em saúde, monitoramento de casos e a ampliação de testagens garantiram ao Amapá uma redução de risco de contaminação do novo coronavírus e uma queda nos índices de letalidade de pacientes, conforme relatório epidemiológico do Comitê Científico do Governo do Estado.

O estudo foi apresentado na segunda-feira, 10, em entrevista coletiva, no Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá. Os dados levam em consideração também a baixa procura de pacientes às redes básicas de saúde e também internação na alta e média complexidade, serviço garantido pelo Estado. 

Este relatório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) é baseado na 32ª semana epidemiológica (2 a 8 de agosto). Conforme o estudo, o Amapá mantém o status de “baixo” nível de transmissão da doença, com pontuação 4.

Classificação

O nível “baixo” (quando a pontuação é entre 1 e 9 pontos) é a segunda melhor classificação em relação aos riscos de contaminação da doença e letalidade. Os trabalhos de enfrentamento buscam alcançar a melhor meta que é “muito baixo”, quando o estado apresenta 0 ponto.

De acordo com o governador do Amapá, Waldez Góes, os dados demonstram uma estabilidade em todo o estado. Ele destaca a diminuição nos índices de ocupação de leitos, incidência de casos confirmados e taxa de mortalidade. Ainda segundo Góes, apesar dos números positivos o momento não é de relaxamento das medidas de prevenção.

“O Estado e os municípios vão continuar firme no trabalho de enfrentamento, com a continuidade intensificada nas testagens, manutenção da assistência em saúde, protocolo terapêutico, abordagem precoce de pacientes, entre outros serviços”, disse.

Relatório epidemiológico

Segundo o estudo mais atualizado em relação ao coronavírus, o Amapá apresenta os seguintes dados:

  • 68,63% de casos recuperados, ou seja, 26.675 pacientes
  • 29,79% de casos ativos; todos sendo acompanhados por equipes de saúde
  • 1,58% de taxa de letalidade
  • Taxa de ocupação de leitos abaixo de 25% (tanto público, quanto particular)
  • 9 dias (entre período de 19/07 e 08/08) sem mortes registradas

Aulas presenciais

Na apresentação do relatório epidemiológico durante a entrevista coletiva, o governador reforçou que as aulas presenciais continuam suspensas, sem previsão de retorno. Este segmento será o último a ser flexibilizado.

A partir do dia 17 de agosto, o Governo do Amapá segue com a distribuição do Kit Merenda em Casa para mais de 120 mil alunos da rede estadual. O benefício é em prol das famílias que dependiam da refeição escolar para alimentar os filhos.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá