quinta, 10 de junho de 2021 - 18:10h
Mais de 200 mil doses de vacinas contra covid-19 já foram aplicadas no Amapá
O Governo do Amapá já conta com três vacinas no plano de imunização e busca a aquisição direta da ButanVac e da Sputnik.
Foto: Arquivo/Secom
Com a chegada de mais vacinas, o Estado avança na imunização dos profissionais da educação.

Nesta quinta-feira, 10, o Amapá contabilizou mais de 201.659 mil doses de vacinas aplicadas contra a covid-19. São 140.424 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose.

Atualmente o Governo do Amapá está vacinando a população com três tipos de vacinas: Corona Vac, Pfizer e Astrazeneca. Nesta quarta-feira, 9, chegaram ao Amapá mais de 52 mil doses para a vacinação dos grupos prioritários e ribeirinhos.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) executa a estratégia de distribuição para todos os municípios e conta com apoio das forças de segurança durante o trajeto.

A entrega das vacinas em todos os municípios segue acontecendo diariamente. O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, afirma que com a vacinação o número de óbitos diminuiu consideravelmente.

"Essa marca é importante, principalmente porque conseguimos diminuir os óbitos entre idosos e profissionais da saúde, que já foram vacinados. Com muito esforço, conseguimos cobrir a maior parte dos grupos prioritários e agora é avançar cada vez mais para a população no geral", afirmou.

O governo segue com o ritmo de recebimento de doses do Programa Nacional de Imunização (PNI) e busca também firmar a aquisição direta das vacinas Sputnik e ButanVac. Para com isso, também, dar início ao plano de retorno seguro e gradual das aulas presenciais para o segundo semestre de 2021.

Com a chegada de mais vacinas, o Estado avança na imunização dos profissionais da educação, com autorização para todas as prefeituras vacinarem professores, merendeiras e demais trabalhadores desse setor. O retorno só acontecerá quando todos os profissionais estiverem imunizados, pois a prioridade é a segurança da comunidade escolar.