quinta, 10 de maio de 2018 - 18:44h - 767
Troca de informações permite planejamento integrado para redução da violência no trânsito
Oficina Observatório do Trânsito contou com a presença de um representante do Ministério da Saúde para levantamento de dados e planejamento de ações.
Por: Henrique Borges .Colaboradores: Nathan Zahlouth
Foto: Nathan Zahlouth
Ana Amélia Pedrosa defendeu a integração dos órgãos para que os resultados da campanha sejam alcançados

O Governo do Amapá deu continuidade à programação do Maio Amarelo, na manhã de quarta-feira, 9, no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com a Oficina Observatório do Trânsito. O evento contou com a participação de técnicos que trabalham a gestão de dados, com o objetivo de fortalecer o planejamento estatístico dos números relacionados ao trânsito no Amapá, para a prevenção de acidentes.

A campanha internacional Maio Amarelo, com o tema “Nós Somos o Trânsito”, busca conscientizar condutores, ciclistas e pedestres a tornarem o trânsito, cada vez mais, seguro para todos. A oficina foi conduzida pela apoiadora do Projeto Vida no Trânsito do Ministério da Saúde, Ana Amélia Pedrosa, que defendeu a integração dos órgãos para que os resultados da campanha sejam alcançados.

“O Projeto Vida no Trânsito faz parte de um compromisso do governo federal, de 2010, para execução das estratégias definidas em acordo com Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde, para trabalhar de forma articulada com todas as instituições que tem aproximação com o trânsito e, assim, produzir informações qualificadas para subsidiar um planejamento, também, integrado”, ressalta a representante do Ministério da Saúde.

A partir da efetividade das ações pensadas na oficina, elas são avaliadas, modificadas e melhoradas através do debate. O projeto produz informações para identificar o fator e o comportamento de risco do trânsito de cada região, sendo que consumo de álcool e uso do volante é considerado um fator primordial em todo o país.

Ainda de acordo com Ana Amélia, Macapá já apresenta uma boa conduta de integração entre os órgãos. “Esse município está trabalhando de forma avançada, rompendo a cultura de trabalhar de forma desarticulada”, reconheceu. Na oficina também foi tratada a utilização do recurso enviado mensalmente pelo órgão federal, destinado para ações de prevenção de acidentes de trânsito.

Projeto Vida no Trânsito

O projeto é uma iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente, a partir das análises dos dados.

Maio Amarelo

O objetivo é promover a conscientização das pessoas por meio de diversas ações educativas, desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) e demais órgãos do governo do Estado. A campanha é realizada todos os anos internacionalmente e foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Amapá, o governo desenvolve as atividades por meio do Detran/AP, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), entre outros.

Ainda na programação, serão realizadas blitz educativa, oficinas, workshops, caminhadas e ações de cidadania para garantir que a campanha seja efetiva entre ciclistas, motoristas e pedestres.

Programação

12/5 - Oficina de Manobra de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)

Local: Parque do Forte

Horário: 16h

 

17/5 - Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem

Local: Escola Estadual Coelho Neto

Horário: 8h

 

18/5 - Blitz de orientação contra o abuso sexual

Local: Ruas de Macapá

Horário: 16h

 

19/5 – Feira de Trânsito

Local: Escola Estadual Meu Pé de Laranja Lima

Horário: 10h

 

19/5 - Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem de Laranjal do Jari

Local: Escola Estadual Mineko Hayashida

Horário: 8h

 

22/5 - Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem de Mazagão

Local: Escola Estadual Dom Pedro

Horário: 8h

 

22 e 24/5 - Oficinas de Trânsito seguro no Oiapoque

Local: Escolas municipais do Oiapoque

Horário: 10h

 

23/5 – Caminhada Segura no Oiapoque

Local: Ciretran à Praça do Oiapoque

Ação de cidadania e Saúde

 

23/5 – Protocolo de atendimento em acidente em estradas e rodovias com múltiplas vítimas

Local: Marco Zero

Horário: 16h

Equipe: Samu

 

25/5 - Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem de Oiapoque

Local: Ciretran/Oiapoque

Horário: 8h

 

25 e 26/5 – Feira de Trânsito em Tartarugalzinho

Escola Municipal Raquel da Paz Oliveira – 8h

Escola Municipal Professora Jucicleide dos Santos Ferreira – 15h

Escola Raimunda Lobato – 8h

 

27/5 - Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem de Santana

Local: Centro Vitória-régia

Horário: 8h

 

28 e 29/5 - Workshop Cetran

Local: Detran

Horário: 14h

Legislação de trânsito para Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), agentes de trânsito e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran)

 

 28 e 29/5 –Feira de Trânsito em Amapá

Escola Estadual Maria do Céu Goncalves Dias – 15h

Escola de Educação Infantil Pimpolho – 15h

 

30 e 31/5 – Feira de Trânsito em Ferreira Gomes

Creche Sarah Salomão – 14h

Escola Estadual João Cordeiro – 14h

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá