sexta, 10 de maio de 2019 - 12:13h - 2306
Avanços do programa de governo para educação são apresentados em encontro de gestores
Iniciativa busca garantir alfabetização da idade certa e melhorar a qualidade no ensino e aprendizagem. Apresentação ocorreu no IV Fórum Estadual da Undime.
Por: Paula Monteiro

Os avanços conquistados na educação amapaense, através do Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap), foram apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), durante o IV Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que acontece em Macapá. O encontro trata sobre o regime de colaboração e os desafios no âmbito das políticas públicas educacionais na educação infantil.

Na oportunidade, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, apresentou os avanços e desafios do Paap, uma das ações do Programa Colabora Amapá. A iniciativa pensada, em 2016, segue o case de sucesso do Estado do Ceará, que é referência em dados positivos na educação brasileira. Desde quando foi criado em 2017, o Paap vem realizando capacitações de formadores e professores, além de garantir material didático voltado para a cultura regional e específico para reforçar a alfabetização na idade certa (1 ao 5º ano do ensino fundamental).

“Identificamos que havia uma grande necessidade de o apoiar o município e ser corresponsabilizado pela educação nas séries iniciais. Não existe separação ou hierarquia, precisamos unir esforços pensando no bem maior, que é o estudante”, defendeu a gestora.

A secretária adiantou que, ainda este mês, serão realizadas as primeiras avaliações diagnósticas do programa, que analisará mais a fundo os resultados em cada município. Além disso, também pontuou a implantação de apoio à equipe do Colabora Amapá, bem como elaboração do Referencial Curricular Amapaense em parceria com os 16 municípios, entre outros avanços.

No início de maio, a Seed deu início a uma agenda de visitas para reforçar a parceria entre Estado e município, o Circuito Educação. A ação tem como objetivo alinhar estratégias de parceria que possam fortalecer a alfabetização na idade certa, prevista no Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap).

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