Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 09 de outubro de 2020 - 10:58h
Outubro Rosa e Novembro Azul: Governo unifica campanha sobre prevenção do câncer de mama e de próstata
A programação será concentrada nas redes sociais com rodas de conversa e lives com especialistas.
Por:
Foto: John
Campanha vai conscientizar e alertar mulheres e homens sobre o câncer de mama e o de próstata

Conscientizar e alertar sobre o câncer de mama e o de próstata, este é o propósito da campanha do Governo do Estado para o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Com o slogan "prevenção, atitude de quem se ama", a campanha será unificada. Devido a pandemia do novo coronavírus, vai concentrar as ações nas redes sociais.

Outubro Rosa

Simbolizada pela cor rosa, o movimento mundial surgiu para chamar a atenção de mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres, e que se diagnosticado precocemente aumenta as chances de cura.

 

Programação

A programação está prevista para iniciar na segunda quinzena do mês com cards informativos e vídeos de alerta com especialistas. Além disso, serão promovidas duas rodas de conversa online para abordar os avanços e os desafios da prevenção, importância do diagnóstico precoce e o auto cuidado em saúde da mulher e promover a troca de conhecimento entre os participantes.

20 de outubro - Rodas de Conversa - Promoção da Saúde da Mulher: Perspectivas e Desafios com a equipe multiprofissional da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde (CPAS).

27 de outubro - Rodas de Conversa - Prevenção e Auto Cuidado em Saúde da Mulher com a equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

 

Atendimento

Paralelo a programação online o Hospital de Amor, que possui convênio com o Governo do Estado para executar o programa de rastreamento do câncer de colo de útero e de mama, retomou as atividades em setembro com 40% da capacidade de atendimento como medida de segurança à covid-19.

No mês dedicado à saúde da mulher, ampliou para 50%, percentual seguro para evitar aglomeração e garantir a oferta dos exames, sendo 50 mamografias por dia para a faixa etária preconizada entre 40 a 69 anos e 40 Preventivos de Câncer do Colo de Útero (PCCU), também conhecido como Papanicolau, para mulheres de 25 a 64 anos.

Para agendar os exames basta a usuária comparecer na unidade fixa localizada na rua Carlos Daniel, 456, Infraero II, ou ligar para o fone (96) 3112-6600. É necessário apresentar documento de identificação como, RG, CPF e Cartão do SUS.

No interior, a unidade móvel retorna ao atendimento e estará de 13 a 30 de outubro, das 7h às 17h, em frente ao prédio da Prefeitura de Porto Grande. Depois seguirá para Oiapoque, no período de 16 de novembro a 4 de dezembro. O distrito de Bailique também será atendido pela unidade (balsa) entre os dias 9 e 18 de dezembro.

 

Dados do câncer de mama no Amapá

Desde o início das atividades, em junho de 2019, o Hospital de Amor já realizou mais de 20 mil atendimentos, sendo 10.311 mamografias e 10.190 preventivos. Deste montante, foram diagnosticadas 20 mulheres com câncer de mama e 16 com o de colo de útero.

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), de 2019 até setembro de 2020 foram atendidas 5.800 mulheres. Destes atendimentos 82 foram diagnosticadas com câncer de mama.

 

Novembro Azul

O mês dedicado à saúde do homem foi criado para promover a conscientização sobre o tipo de câncer mais comum entre a população masculina, o de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido a doença.

 

Programação

Também acontecerá nas redes sociais com o compartilhamento de materiais informativos e com lives para abordar em uma roda de conversa sobre medidas de prevenção, diagnóstico precoce e continuidade do tratamento.

19 de novembro - Roda de Conversa - Promoção da Saúde do Homem: Perspectivas e Desafios, com a equipe da CPAS.

28 de novembro - Roda de Conversa – Prevenção e Auto Cuidado em Saúde do Homem, com a equipe da Unacon.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá