quarta, 09 de outubro de 2019 - 10:23h - 970
Governo lança campanha estadual de prevenção ao câncer
Objetivo da programação é incentivar as mulheres para a realização do autoexame e da mamografia. Todas as secretarias de Governo estão envolvidas na campanha.
Por: Poliana Tavares
Foto: André Luiz (Ascom/Sesa)
Professora Neves Amanajás venceu duas vezes o câncer

Para celebrar as ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Governo do Estado lançou nessa terça-feira, 8, a programação do Outubro Rosa, com a campanha "Nossa vida no teu seio mais amores: Um toque de prevenção, cuidado e amor". O lançamento aconteceu no espaço em frente à Casa do Artesão, no Centro de Macapá. O objetivo da programação é incentivar as mulheres para a realização do autoexame e da mamografia.

Na ocasião houve distribuição de laços rosas e adesivos, apresentações artísticas com grupo de marabaixo, Banda Big da Escola Walkiria Lima, feira de artesanato e venda de comidas típicas, entre outras atrações.

O secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt, destacou a importância do rastreamento e diagnóstico do câncer de mama e do colo uterino.

"O Governo tem garantido, por meio de convênio, a realização de exames importantes como mamografia e papanicolau, imprescindíveis para a detecção dessas doenças. Atualmente os exames são ofertados pelo Hospital de Amor", frisou o secretário.

A programação do Outubro Rosa abrange todas as secretarias de Governo com atividades como rodas de conversas, palestras, blitz do lacinho e reuniões. A ideia é informar e conscientizar mulheres acerca da importância e atenção que devem dar ao tema.

A professora Neves Amanajás, de 60 anos, paciente oncológica, lembrou que enfrentou e venceu a doença duas vezes. Ela aconselha às mulheres para que priorizarem sua saúde.

"Viver é muito bom. Então, todo ano, faça o exame da mamografia. É fácil e simples. Não custa se prevenir. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura", aconselhou.

O câncer de mama e do colo do útero são os tipos mais comuns entre as mulheres, depois do câncer de pele. De janeiro a setembro de 2019 a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) registrou 39 casos de câncer de mama e 42 de colo uterino. No ano passado 82 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e 104 com câncer de colo do útero, segundo a Unacon.

Hospital de Amor

Para intensificar as ações de rastreamento e detecção de câncer de mama e colo útero a carreta do Hospital de Amor está no município de Vitória do Jari, onde permanecerá até o dia 11 de outubro. Depois, segue para Laranjal do Jari.

A estrutura oferece mamografia para mulheres de 40 a 69 anos e exame papanicolau para mulheres entre 25 e 64 anos.  A carreta do Sesc faz parte da parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa) e se encontra em Santana atendendo mulheres de 50 a 59 anos com exames de mamografia e papanicolau. 

Monumento Marco Zero

O Monumento Marco foi o ponto turístico escolhido para simbolizar a adesão do Amapá à luta contra o câncer. O local ganhou iluminação especial em referência à campanha Outubro Rosa. O acendimento das luzes aconteceu na noite de terça-feira, 8, e permanecerá em tons de rosa até o fim do mês.

Madrinha Outubro Rosa

A apresentadora Janete Silva foi escolhida madrinha da campanha Outubro Rosa. A artista, que mantém programa na televisão há 20 anos, se disse honrada com a escolha.

"Foi uma surpresa. Estou muito emocionada com a homenagem. Hoje, mais do que nunca, abraço essa causa com uma responsabilidade ainda maior por ter recebido o título de madrinha da campanha Outubro Rosa. É importante reforçar a mensagem de conscientização no combate ao câncer de mama", comentou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá