terça, 09 de julho de 2019 - 15:21h - 716
‘Pedal de São Tiago’ vai levar ciclistas de Macapá até Mazagão Velho
Passeio ciclístico acontecerá no dia 14 de julho e tem o objetivo de divulgar tradicional festividade, que acontece de 16 a 28 de julho.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Aspecto do ponto alto da programação que ocorre no Dia de São Tiago

Pela primeira vez, em 242 anos, a Festa de São Tiago terá uma rota cicloturística saindo de Macapá até a Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão, onde ocorre a tradicional festividade de 16 a 28 de julho. É o I Pedal de São Tiago que acontecerá no dia 14 de julho e terá um trajeto de aproximadamente 68 km, passando pelo município de Santana e Mazagão Novo até chegar ao destino final. O evento será promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) em parceria com a Federação Amapaense de Ciclismo (FAC), também como forma de divulgar a festa.

A organização do evento tem a expectativa da participação de cerca de 200 ciclistas e nenhuma taxa de inscrição será cobrada, ou seja, o passeio é aberto. O horário previsto de abertura é para às 5h30 da manhã, com saída do Estádio Olímpico Zerão, zona sul de Macapá.

Durante o deslocamento haverá três pontos de concentração e hidratação: o primeiro na Praça Cívica de Santana; o segundo em Mazagão Novo, na Praça 15 de Novembro e, no término, com a dispersão no balneário de Mazagão Velho, às margens do Rio Mutuacá.

Os organizadores pretendem tornar o Pedal de São Tiago permanente e integrá-lo a à programação oficial, que nos últimos anos tem associado os festejos à realização de práticas desportivas.

Todo o percurso terá o acompanhamento do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e do Ciretran de Santana. Neste mesmo dia 14 de julho, acontecerá a 3ª Corrida de São Tiago, que este ano, pela primeira vez, está inclusa no calendário de competições que valem pontuação no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

Pontos de Concentração

Macapá - Estádio Olímpico Zerão - Largada

Santana - Praça Cívica de Santana – primeira parada para hidratação e concentração dos ciclistas

Mazagão Novo - Praça 15 de Novembro – segunda parada hidratação

Vila de Mazagão Velho - Balneário - chegada e dispersão dos ciclistas

Itinerário do passeio

Estádio Olímpico Zerão - Saída/Rodovia JK (Macapá)

Rodovia Salvador Diniz - (Santana)

Rua. Claudio Lúcio Monteiro (Santana)

Rua. Salvador Diniz (Santana)

Rua. Valter Cruz (Santana)

Rua. Pedro Salvador Diniz (Santana)

Avenida 15 de Novembro, parada para agrupamento na Praça Cívica (Santana)

Rua. Pedro Salvador Diniz (Santana)

Avenida Santana (Santana)

Rodovia Duca Serra (Santana)

Rodovia AP 010 - sentido ponte da Integração - sob o Rio Matapi (Santana)

Mazagão

Rua. Veiga Cabral, parada para agrupamento na Praça 15 de Novembro (Mazagão)

Avenida Pedro Aires Aleluia (Mazagão)

Rua. Presidente Getúlio Vargas (Mazagão)

Avenida Tiago Aleluia (Mazagão)

Rodovia AP 010 - sentido Vila de Mazagão Velho (Mazagão)

Rodovia AP 020 - sentido Vila de Mazagão Velho (Mazagão)

Travessa Nossa Senhora da Assunção (Mazagão Velho), com dispersão no Balneário de Mazagão Velho.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá