Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 09 de maio de 2019 - 18:45h
Em encontro com presidente do STF, Waldez defende urgência na revisão da tabela do SUS
Correção nos valores repassados pela União a estados e municípios para procedimentos médicos tem sido prioridade do governador amapaense.
Por: Andreza Carolina
Foto: Carlos_Moura / STF
Governadores de todo o país participaram da reunião com o presidente do STF, Dias Toffoli, nesta quinta, em Brasília

O governador Waldez Góes voltou a defender a atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quinta-feira, 9, em um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, do qual participaram governadores de todo país. O grupo argumentou ao presidente da corte que, como a tabela está defasada há 18 anos, os repasses da União aos Estados são insuficientes para atender as demandas locais, consequentemente, as Unidades da Federação são penalizadas com processos e ações judiciais.

Durante o encontro, em Brasília, os governadores também mencionaram a Toffoli a necessidade de correção nos repasses do governo federal. “Nós estamos cobrando da União e do Congresso Nacional a possibilidade de revisar a tabela do SUS e com isso aumentar os recursos que devem ser destinados aos Estados brasileiros. Seremos incansáveis na garantia dos atendimentos, mas é preciso apoio urgente da União para a prestação dos serviços de saúde”, salientou Góes.

Para lidar com a defasagem dos valores pagos nos procedimentos médicos pela União aos Estados e Municípios, o Governo do Amapá vem investindo muitos recursos do Tesouro; na década de 1990, quase 70% dos custos da saúde pública eram financiados pelo governo federal, hoje esse percentual caiu para 30%. O chefe do Executivo amapaense lembrou que encara a revisão da tabela do SUS como prioridade desde 2015 e vem debatendo o assunto no próprio Estado; na Amazônia Legal e no Fórum Nacional de Governadores. Em março de 2019, Góes cobrou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre a revisão.

O ministro do STF recebeu o apelo dos governadores e irá analisar os processos. Também estiveram presentes gestores de Saúde e representes das procuradorias dos Estados.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá