sexta, 09 de fevereiro de 2018 - 20:20h - 374
Autores lançam livro na Biblioteca Pública com artigos científicos sobre educação
A ideia de lançamento da publicação foi apresentada durante o projeto “Encontro com o Escritor”, desenvolvido pelo governo do Estado desde 2017.
Por: Da Redação .Colaboradores: Ailton Leite
Foto: Ailton Leite
Lançada nesta sexta-feira, 9, publicação reúne 24 artigos científicos de autores amapaenses e de outros estados.

Um dos projetos da Biblioteca Pública Elcy Lacerda deu frutos nesta sexta-feira, 9, com o lançamento do livro “Ciência e Pesquisa”. A publicação reúne 24 artigos científicos de autores amapaenses e de outros estados.

Nos últimos anos, a instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vem promovendo ações que buscam aproximar a sociedade com os diversos segmentos da arte, cultura e literatura. Entre as ações está o projeto “Encontro com o Escritor”, num dos quais a ideia de lançamento do livro foi apresentada.

O “Encontro com o Escritor” foi lançado em 2017 pelo Governo do Amapá com o propósito de valorizar a cultura amapaense e promover a interação entre autores e o público. Todo mês, um autor amapaense é escolhido para falar de suas obras e carreira. O evento também conta com a participação de artistas locais.

“Organizamos os espaços da Biblioteca Pública para a manifestação das nossas obras. E este livro vai ajudar muito quem pesquisa sobre educação no Estado, além de atrair o público para a instituição que é um dos nossos objetivos, resgatar a prática da leitura, que vem se perdendo com a tecnologia”, destacou o diretor da Elcy Lacerda, José Pastana.

Coletânea

Entre os temas reunidos estão, “A construção da subjetividade dos alunos afrodescendentes”; “A organização da escola pública na perspectiva da gestão democrática” e “A evasão de alunos jovens e adultos na escola”.

Esta é a segunda edição do livro com textos escritos por professores, mestres e doutores que abordam temas relacionados à educação. A primeira foi lançada em agosto do ano passado e contou com artigos de oito autores do Amapá e Pará.

Um dos organizadores do projeto, Ivaldo Sousa, informou que a necessidade de publicar o que vem sendo pesquisado no Amapá foi um dos pontos que idealizaram o surgimento da coletânea. Ele explica que a obra vem para despertar novos projetos como esse. “O pesquisador científico parte do problema e, no final, coloca sua sugestão”, frisou Ivaldo, que é doutor em Educação.

Além disso, ele ressalta que um pesquisador científico precisa publicar, pelo menos, dois artigos por ano. “Existem as revistas científicas, mas o processo para publicar é demorado. E os pesquisadores têm pressa para mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido por eles”, ponderou.

A doutoranda Ana Cléia Sousa, que também organiza o trabalho, reforça que o livro servirá de fonte de pesquisa, tanto para professores, quanto para acadêmicos. “Aqui no Amapá, ainda somos carentes de literatura para fazer pesquisas e acabamos recorrendo a outros estados. Às vezes, precisamos recorrer à internet, então esta publicação vem para preencher esta lacuna”, destacou.

Quem se interessar pela publicação, pode obter mais informações na Biblioteca Pública Elcy Lacerda ou com os próprios autores.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá