terça, 08 de setembro de 2020 - 20:30h - 1194
Universidade Estadual: retorno da aula não presencial é aprovado pelo conselho universitário
Alunos da Ueap terão acesso a editais e suporte para assistirem aulas de casa.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Maksuel Martins
Novo cronograma dos cursos de graduação será divulgado em até 20 dias.

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) aprovou, por maioria de votos, o retorno das aulas de forma não presencial na instituição, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Uma comissão de ensino da instituição tem o prazo de até 20 dias para apresentar um cronograma para o retorno das aulas. O Conselho é formado por representantes de alunos, professores, técnicos e gestão.

A reitora da Ueap, Kátia Paulino, informou que haverá a disponibilização de emenda impositiva para a Universidade, além de recursos do orçamento da Ueap e do Governo do Estado, que auxiliarão com suporte financeiro à publicação de dois editais voltados à ampliação de acesso do ensino pelos acadêmicos.

“Temos preocupação com a inclusão digital dos alunos, em especial, aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Temos nos organizado para minimizar os impactos do retorno com atividades remotas aos alunos com menos recursos”, informou a reitora. 

O primeiro auxílio destina-se à aquisição de produtos tecnológicos, onde o aluno receberá um valor para custear equipamentos para sua participação nas aulas. Já o segundo refere-se à conectividade, onde os alunos receberão mensalmente auxílio para custeio de internet.

Os auxílios têm como principal objetivo viabilizar a inclusão digital e a ampliação da possibilidade de participação nas aulas online pelos alunos de baixa renda dos dois campi da Ueap, um em Macapá e o outro no município de Amapá.

A instituição faz parte do setor de ciência e tecnologia, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). Integrada às demais instituições que compõem o setor, diversas ações, produtos e serviços foram disponibilizados à população amapaense durante a pandemia, como álcool em gel, protetores faciais, acompanhamento estatístico, e outras ações acadêmicas e científicas.

“A Ueap mostra sua maturidade acadêmica quando responde aos anseios da sociedade, atuando de forma ágil e eficaz por meio da pesquisa e extensão, entregando ciência e tecnologia no combate à covid-19 e no enfrentamento das dificuldades, oportunizando capacitação, qualificação profissional e condições de acesso aos professores, técnicos e alunos para a retomada do ensino de forma remota”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes.

Para mais informações sobre o retorno das aulas e dos editais que serão publicados, acesse ueap.edu.br.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá