terça, 08 de agosto de 2017 - 12:15h
'Nadadores do Amanhã' retomam atividades do segundo semestre
Projeto do Corpo de Bombeiros atende 260 crianças e adolescentes da rede pública de ensino
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins/SECOM
O intuito é ocupar o contraturno desses alunos evitando a ociosidade e o envolvimento deles em práticas ilícitas.

O Corpo de Bombeiros do Amapá retomou nesta terça-feira, 8, após o período de férias, as atividades do projeto “Nadadores do Amanhã”, que desde o ano passado atende crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos. Os alunos que integram o projeto são oriundos de rede pública de ensino e, além das aulas de natação, recebem acompanhamento escolar e aprendem noções básicas de primeiros socorros, combate a incêndios, civismo e disciplina militar.

Segundo o coordenador do projeto, tenente BM Saulo Ferreira, o intuito não é só ensinar a natação, mas, sim, formar cidadãos. “A prática esportiva é o caminho para ensinarmos esses alunos em risco social que eles podem ter um futuro promissor se seguirem o que nós repassamos a eles”, disse.

Todos os custos do projeto em relação a uniformes e materiais didáticos são garantidos pelo Corpo de Bombeiros. “Quando os alunos entram no projeto recebem o uniforme completo com shorts, camiseta e boné; além do material didático, que é de uso coletivo, tudo garantido pelo Estado”, declarou.

Cerca de 260 adolescentes  participam do Nadadores do Amanhã em dois polos. Destes, 90 estão matriculados no Comando Geral da corporação e os demais no 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM), que também conta com uma piscina. Neste segundo semestre, porém, todas as atividades acontecerão no comando geral, em virtude da piscina do 2º GBM, estar passando por algumas readequações.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Wagner Coelho, o intuito é ocupar o contraturno desses alunos. “Esperamos, assim, evitar a ociosidade e o envolvimento deles em práticas ilícitas".

As atividades do projeto vão até última semana do mês de novembro. Após o encerramento e avaliação de resultados, as inscrições para uma próxima turma iniciam em janeiro de 2018 com previsão para início das atividades a partir de março.