quinta, 09 de junho de 2022 - 11:19h
Governo inaugura Centro de Reabilitação Pós-Covid para pacientes com sequelas da doença
Espaço oferece atendimento especializado em reabilitação motora, respiratória e psicológica. O Governo do Amapá investiu mais de R$500 mil na obra.
Foto: Márcio Pinheiro e Gabriel Maciel
O paciente poderá ser encaminhado para atendimento após alta dos centros de tratamento da covid-19, ou por livre demanda.

O Governo do Amapá inaugurou na quarta-feira, 8, o Centro de Reabilitação Pós-Covid, um investimento de mais de R$500 mil do Tesouro Estadual nas obras do prédio. A nova unidade ambulatorial vai ofertar atendimento especializado em reabilitação motora, respiratória e psicológica para pacientes que sofrem com sequelas da covid-19.

O evento reuniu autoridades, servidores da saúde e sociedade civil. O governador do Amapá, Waldez Góes, afirmou que, mesmo no período pandêmico, os investimentos e as políticas públicas de saúde avançaram e que estão sendo consolidadas em mais entregas para atender a população, como a Maternidade Bem Nascer, o novo Hospital de Urgência e Emergência, a primeira etapa o Hospital Regional de Porto Grande e o Hospital Universitário (HU), que devem ser inaugurados ainda este ano.

“Além da agenda da reabilitação, com a entrega deste Centro, estamos priorizando a agenda preventiva com o Programa Vacina em Casa, com busca ativa de cobertura vacinal. Trabalhando com foco na prevenção e assistência de saúde”, afirmou o chefe do Executivo.

Góes também fez um resgate dos momentos mais desafiantes que o Estado enfrentou com a covid-19, enfatizando que as entregas retrataram os esforços do governo e de parceiros, como o apoio incondicional da Bancada Federal.

“Mesmo com os desafios, o Amapá estrutura cada vez mais o Sistema Estadual de Saúde. Foi o estado do Brasil com a maior capacidade de cuidar dos pacientes acometidos com a doença, registrando menor letalidade. É a garantia que mobilizados, adotamos medidas assertivas sempre com o apoio incondicional da bancada, representado pelo senador Davi, que não mediu esforços para nos auxiliar”, reiterou Góes.

O senador Davi Alcolumbre, que participou da cerimônia, reforçou a importância da unidade no processo pós-covid e da boa relação institucional com o governador Waldez.

"Ainda vamos entregar mais equipamentos de saúde pública, frutos da relação institucional e da decisão política do governador, que sempre pode contar com nosso irrestrito apoio”, afirmou Alcolumbre.

Atendimento

Além de reabilitação, serão ofertados pelo Centro: serviços ambulatoriais médicos, de enfermagem, terapia ocupacional, nutricionista, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e educação física. O secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, frisou que o centro conta com os profissionais, que são referência no estado, de acordo com cada especialidade de tratamento.

"Nós já atuamos em outras frentes com serviços de reabilitação para outras enfermidades como AVC, pulmonar, entre outros. Com muita alegria entregamos esse Centro, que irá atender as demandas de reabilitação da covid longa e da recuperação pós-covid”, afirmou o secretário Juan.

O paciente poderá ser encaminhado para atendimento após alta dos centros de tratamento da covid-19 ou por livre demanda, caso ainda tenha sequelas persistentes após a doença. Através da triagem clínica, que será feita durante o primeiro acolhimento, serão determinados quais os atendimentos necessários para cada paciente.

Investimento

O Governo do Estado investiu R$ 554.248,67 para adaptação e manutenção do prédio. Todo o mobiliário e equipamentos que serão usados no Centro são oriundos de uma parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Centro de Reabilitação Pós-Covid fica localizado na Rua Odilardo Silva,1303, Centro de Macapá.